O Brasil está sem WhatsApp
17 de dezembro de 2015
Leia o resumo dos jornais desta quinta
17 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Irrigantes de Tobias Barreto reduzem custo do leite

Perímetro Irrigado focou sua aptidão à criação de gado leiteiro

Orientações sobre correção de solo, Zootecnia e Veterinária promoveram melhorias na qualidade do rebanho bovino e, por conseguinte, do leite, além de reduzir os custos dos produtores. Estes são alguns dos resultados das palestras e prática de campo promovidas nos quatro meses de consultorias. O trabalho foi desenvolvido em 20 pequenas propriedades de produção leiteira no Perímetro Irrigado Jabiberi,  administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em Tobias Barreto, no centro-sul de Sergipe

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae-SE) custeou 80% da assistência pelo SebraeTec. Ano que vem ,outros 20 micro-pecuaristas também querem ser atendidos.

Desde 2010, o Perímetro Irrigado focou sua aptidão à criação de gado leiteiro, quando a assistência técnica e irrigação pública da Cohidro, consultoria do Sebrae e financiamento do Bando do Brasil, inseriram no Jabiberi o modelo de produção de leite do “Programa Balde Cheio”.

Sistema da Embrapa

No sistema, criado pela unidade de São Carlos-SP da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as vacas tem diariamente acesso a pastagem de qualidade, a partir da subdivisão do pasto em piquetes. Enquanto um deles recebe os animais, os outros são irrigados e se regeneram para logo voltarem a servir de alimento, em um ciclo contínuo.

Após os primeiros dois anos do programa, o resultado do Balde Cheio foi de 40 produtores que aderiram ao sistema. Hoje eles produzem, juntos, uma média diária de 3,7 mil litros de leite, 73% a mais do que era gerado antes do treinamento. A Cohidro faz um acompanhamento contínuo e muito do que foi repassado aos 20 produtores que participaram da capacitação servirá de parâmetro de atendimento aos demais pecuaristas da região.

 “Fizemos de quatro a cinco visitas a cada um dos 20 produtores, onde se trabalhou muito com o manejo reprodutivo, como saber se a vaca estava prenha ou não. No geral, não encontramos nenhum caso que atentasse à qualidade sanitária dos rebanhos atendidos, que na média estava boa”, revela a médica veterinária Rebeca Souza. Ela assinalou também a boa receptividade dos produtores à consultoria.

Produção maior

O Presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, comemora mais um ano em que o Perímetro Jabiberi supera o ano anterior em produção de leite, findando 2015 com o balanço de 1.342.795 litros. “Foram 118 mil litros a mais, um ganho de 9% de um ano para o outro nessa micro-bacia leiteira, criada com base na irrigação pública fornecida pelo Governo do Estado. Se estão produzindo cada vez mais, isso muito se deve a iniciativa dos criadores em elevar a qualidade do rebanho, investindo em melhoramento genético e agora que estão atendendo às orientações dos valorosos técnicos deste convênio com Sebrae-SE, sempre nosso parceiro”, considerou.

 Quanto ao custo de produção, o produtor Pedro Vidal, atualmente com 13 vacas, não tem dúvida de que houve mudança. “A redução aconteceu. A Gente diminuiu a soja, que é o mais caro, e entrou com a uréia na composição da ração, que agora é feita com a soja, a uréia, o milho e torta de algodão”, completou o micro-pecuarista. Ele hoje produz 250 litros de leite por dia, contra os 190 do início do atendimento. Muito embora Pedro Vidal tenha crescido um pouco o rebanho, a melhoria na produção também ocorreu.

Fonte e foto: Ascom/Cohidro

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *