O arcebispo vermelho em Aracaju 
19 de dezembro de 2022
Concerto arrecada para a Associação Dom Bosco
20 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Ingredientes para ceia do Natal ficam até 26% mais caros

Itens tradicionais, como peru, pernil, lombo e chester estão mais caros

A ceia de Natal vai ficar mais salgada para as famílias brasileiras neste ano. Itens tradicionais para a alimentação durante a festividade e preparo da tradicional rabanada, como leite e derivados (+2,6%), ovo (+19,7) e pão francês (+18,1%), tiveram altas superiores à inflação oficial (+6,47%) no último ano.

De acordo com um levantamento realizado pela XP, a inflação dos itens da ceia de Natal e presentes preferidos para a data foi de 5,5%, puxado pelos avanços significativos da alimentação no domicílio (+12,7%) e das roupas (+17,4%).

Tatiana Nogueira, economista da XP, afirma que os aumentos dos preços do trigo, do milho e da proteína animal por conta de problemas climáticos, os efeitos da pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia justificam a recente alta de preços neste ano.

“As commodities agrícolas ficaram pressionadas nos últimos dois anos por conta da pandemia, questões climáticas, com quebra de safras, e a guerra, sendo a Ucrânia grande exportadora de grãos. Isso tudo eleva os custos, mesmo com uma desaceleração pontual na margem recentemente” explica ela.

Presentes

Em relação aos presentes, o grupo de vestuário passou por uma inflação significativa em 2022, com alta de quase 21% no preço das roupas. Calçados e acessórios subiram 16,6% enquanto Roupa infantil cresceu em menor intensidade, 13,6%.

Fonte: Portal R7 (Foto: Governo/SP)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *