Cerca de 87% dos sergipanos começam o ano endividados
27 de janeiro de 2016
Quebra-Nozes no TB
27 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Incra consolida território quilombola no sertão de Sergipe

O Incra entrega simbolicamente a posse de quatro novos imóveis rurais

A Superintendência Regional do Incra em Sergipe oficializou, nesta quinta-feira (28), mais um importante avanço para a consolidação do território quilombola de Serra da Guia, localizado no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, e distante cerca de 140 km da capital Aracaju. O evento que marcou a integração dos quatro novos imóveis ao território de Serra da Guia, foi realizado às 10h desta quinta-feira (28), na própria comunidade quilombola.

No evento, que contou com a presença do superintendente regional da autarquia em Sergipe, André Luiz Bomfim Ferreira, o Instituto entregou simbolicamente às famílias da comunidade a posse de quatro novos imóveis rurais que integram o perímetro do território de Serra da Guia. “Mais do que a conquista da terra em si, a obtenção dessas áreas tem um caráter especial, porque nos motiva e reforça as esperanças e a própria confiança da comunidade”, afirma o superintendente do Incra/SE.

Juntos, os quatro imóveis obtidos pela autarquia federal na última semana (Fazendas Angélica I, Boa Fé, Olhos D´Água e São Clemente) possuem área de 739,1 hectares. Anteriormente, o Incra já havia incorporado ao território quilombola outros 877,4 hectares.

Ao todo, os imóveis já obtidos pela autarquia para a consolidação de Serra da Guia abrangem 17,9% dos 9.013 hectares definidos por estudo para a composição do território quilombola.

Quilombolas sergipanas

Com 198 famílias, Serra da Guia foi a terceira comunidade com área decretada como de interesse para a composição de um território quilombola em Sergipe. No local, são desenvolvidas atividades econômicas como a pecuária e a produção de milho e feijão.

Além de Serra da Guia, também encontram-se em fase de consolidação territorial, com a obtenção de imóveis rurais, as comunidades de Mocambo (96% da área obtida), localizada no município de Porto da Folha; Lagoa dos Campinhos (90%), em Amparo do São Francisco; e Pirangy (60%), no município de Capela.

Fonte e foto: Ascom/Incra

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *