Márcio Macedo comemora sua recondução à vice do PT
19 de janeiro de 2020
Barbas de molho
20 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Hoje é dia das parteiras, mulheres como Zefa da Guia

Zefa da Guia já fez mais de 5 mil partidos

Comemora-se nesta segunda-feira (20) o dia da parteira tradicional, uma profissão milenar. E Sergipe tem uma destas profissionais que orgulha a todos por sua dedicação à arte de fazer partos naturais: É Josefa Maria da Silva Santos, ou simplesmente Zefa da Guia. Mãe biológica de três filhos, somados a mais 18 adotivos, ela já botou mais de 5 mil crianças no mundo. Zefa mora na comunidade quilombola localizada na Serra da Guia, no município sergipano de Poço Redondo.

“Ajudo a todos que me procuram, pois quero ver todo mundo bem. Rezo por todos, faço remédios, ponho filhos no mundo. Só lamento ainda pela falta do trabalho, pois é o que mais nos falta no nosso quilombo”, reclama a parteira. Zefa conta que faz partos desde os 11 anos de idade. “No primeiro, a mãe estava bêbada. Minha mãe era parteira de muitos anos, minha avó também. Peguei uma herança”, afirma.

Líder da comunidade onde mora, Zefa as Guia comanda as rezas. Tem quase 3 mil afilhados, só na Igreja. Ela jamais ganhou um centavo pelo seu trabalho, mas isso nunca foi motivo para desistir. Sem saber ler ou escrever, esta sergipana de 75 anos continua ajudando mulheres que vivem em locais isolados ou em pequenas comunidades, onde os médicos não vão. Como bem escreveu advogado a escritor Rangel Alves da Costa, Zefa da Guia é “parteira, benzedeira, rezadeira, líder comunitária, líder espiritual, mulher do povo, dos santos, das raízes distantes, das crendices e dos encantados”.

Foto: IMDb

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *