Sergipe é o 7º estado com maior informalidade
14 de fevereiro de 2020
Aracaju é terra sem Rei
15 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Guerra ao Sarampo

Cerca de 32% da população de Aracaju já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19

Hoje (15) é o dia D contra o Sarampo. Para garantir o sucesso da Campanha de Vacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios sergipanos estão abertas para aplicar a vacina tríplice viral e atualizar os cartões de vacinação. O público-alvo da Secretaria Estadual da Saúde é compostos por pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos.

A ação faz parte do Programa de Imunização do Ministério da Saúde objetivando prevenir contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A campanha  vai até o dia 13 de março. Segundo a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, a pessoa deve ter duas doses da vacina da tríplice viral na caderneta. Caso não tenha nenhuma, apenas uma, ou não localize o cartão de vacinação, tem que ir à UBS receber a dose.

A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave e pode ser fatal. Caracterizado por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios, é uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias. Porém a transmissão pode ocorrer antes mesmo do aparecimento dos sintomas e o único meio de prevenção é a vacina.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *