Carne mais barata empurra inflação pra baixo
23 de janeiro de 2020
UFS faz em março consulta para escolha de reitor
23 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Grupos vulneráveis fazem mais de 1,4 mil queixas

A delegada Marília Miranda sugere que as mulheres fiquem atentas

O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), unidade plantonista da Polícia Civil, registrou mais de 1,4 mil boletins de ocorrência durante todo o ano passado. Com essas ocorrências, o DAGV contabilizou 563 prisões em flagrante e cinco autos de apreensão em flagrante pela prática de atos infracionais em decorrência de gênero, orientação sexual, crença e cor da pele e também de pessoas idosas.

Segundo o levantamento feito pela unidade, apenas em 2019, durante o plantão 24 horas do DAGV, foram registrados 1.467 boletins de ocorrência, que resultaram em 893 relatórios de ocorrências policiais (ROP), e 40 termos circunstanciados de ocorrência (TCO). Com isso, o DAGV se mostra um importante aliado no combate à violência contra pessoas dos mais diversos grupos da população brasileira.

Procurar ajuda

A delegada Marília Miranda destacou que as mulheres devem ficar atenta a todos os sinais, pois a mais simples mudança no comportamento pode levar a uma agressão física ou verbal.  “A mulher deve ficar atenta a sinais do tipo controle de visita, a familiares, a amigos, controle da roupa que ela vai usar. Tudo isso são sinais de sensação de posse do homem em relação à mulher, daí pode evoluir para injúrias, ofensas verbais, agressões físicas e, quiçá um feminicídio. A mulher deve estar atenta e procurar ajuda assim que conseguir identificá-los”, frisou.

A criação da Lei Maria da Penha foi uma importante aliada na proteção da mulher. “Com a divulgação da Lei Maria da Penha e esse empoderamento que as mulheres vêm conseguindo, é muito comum percebermos o aumento da procura delas aqui. Com o plantão é muito perceptível o aumento dos índices de procura, os procedimento cada vez mais vêm aumentando; o que não significa que a violência vem aumentando, mas sim que elas têm o encorajamento de procurar ajuda”, citou.

Polícia oferece abrigo

É importante que a mulher que se sinta vítima de agressão procure ajuda o mais rápido possível. “O ideal é que ela procure a delegacia. Aqui podemos oferecer um abrigo, caso ela esteja correndo risco de vida. Hoje já tem o abrigo municipal e o estadual. Encaminhamos para o exame pericial se houver lesão. Então há uma série de procedimentos. Se for um caso mais simples, a gente pode encaminhar para um núcleo de mediação, muitas vezes conseguimos resolver uma questão mais simples de ofensas verbais e de ameaça com o núcleo de mediação”, complementou a delegada.

O plantão teve início em outubro de 2018. Desde então, a demanda aumentou muito, pois é um atendimento especializado, mais humanizado. Todos que trabalham no plantão passaram por um curso de qualificação para um melhor atendimento de grupos vulneráveis. Portanto, já era esperado que o número aumentasse com esse atendimento diferenciado.

O correto é denunciar

A delegada Mariana Diniz reiterou os procedimentos que devem ser adotados pelas pessoas vítimas de violência. “O procedimento é denunciar seja comparecendo aqui pessoalmente, ou então se o crime está acontecendo acionando a Polícia Militar. O boletim de ocorrência, denúncia anônima. A gente pede que se o vizinho tem conhecimento, tem receio de intervir, que pelo menos denuncie com os dados mais precisos: endereço correto e o que souber de informações que coloque para facilitar também a investigação”, ressaltou.

Mesmo o DAGV atendendo a todos os grupos de vulneráveis, a maior incidência de violência contra essas pessoas ainda é registrada contra a mulher. “A maior parte desses crimes tem como vítima a mulher. Então a demanda é muito grande relacionada à mulher, depois crianças e adolescente, contra idosos e público LGBT também. O plantão foi implantado a partir de um homicídio ocorrido com uma transexual, infelizmente”, concluiu a delegada Mariana Diniz.

Fonte e foto: SSP/SE

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *