Confiança pede dinheiro a torcedor para pagar jogadores
23 de setembro de 2016
Motorista de consulado é preso como assaltante
23 de setembro de 2016
Exibir tudo

Governo reconstrói ponte

Sobre as águas do rio Cotinguiba, no trecho do povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, já começaram as primeiras etapas para erguer a nova ponte que, não só sustentará as adutoras do complexo do São Francisco, como terá espaço para passagem de pedestres e animais, atendendo a uma demanda da região. Com a reconstrução da estrutura, haverá manutenção do abastecimento de água da Grande Aracaju, proporcionando que cerca de um milhão de pessoas continue recebendo água em suas casas. São R$ 16.499.908,85 investidos na obra que iniciou no dia 12 de setembro e tem previsão de acabar em nove meses. Os recursos são do programa Águas de Sergipe.

O empresário Edmilson Cardoso tem uma mercearia próxima à estrutura da nova ponte e comenta que ela trará muitos benefícios. “A passagem vai ficar boa, mais organizada e bonita. Além disso, é garantia maior de abastecimento para a Grande Aracaju e não haverá risco de acidentes. A obra emergencial, ano passado, foi rápida e agora acharam solução para a construção definitiva da ponte. A promessa do governo foi cumprida e a gente espera que a intervenção termine e a situação fique melhor para todo mundo”.

Para a cozinheira Ana dos Santos, a nova ponte vai trazer segurança para as pessoas que, como ela, atravessavam de uma margem a outra do rio Cotinguiba. “Ninguém acreditava que a obra fosse acontecer, mas agora é uma realidade e estamos satisfeitos. A reconstrução é uma boa, pois, pelo menos, as pessoas não vão ficar correndo risco de sofrer acidentes por ter que atravessar de um lado a outro em meio aos carros que trafegam na BR. Eu mesma morava no povoado Pau Ferro, em Laranjeiras, antes do rompimento, e fazia a travessia todos os dias. Mas com a queda, vim morar em Pedra Branca”, relatou, acrescentando que a intervenção proporciona não só oportunidade de emprego para os moradores da região, como ampliação do número de frequentadores do restaurante onde trabalha, que também fica próximo a antiga ponte.

Nesse início de obras, são elaborados estudos técnicos sobre a área e já foi realizada a sondagem, ou seja, verificação do solo para analisar a que profundidade as estacas da ponte serão fincadas. As informações são do diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo, que ainda comenta que já estão em construção as peças metálicas que vão compor a estrutura de passagem das adutoras, pedestres e animais. Para a realização de toda intervenção, serão usados maquinários como escavadeira hidráulica, guindastes, rompedor hidráulico, balsas, caçambas, pá carregadeira e retroescavadeira.

“Essa obra vai dar conforto e tranquilidade para garantir regularidade do abastecimento de água. Reconstruiremos a ponte, que terá suporte para duas adutoras, e passagem para pedestres, anseio da população que vive na região”, disse Carlos Melo. Ele também comentou que a intervenção emergencial, que garantiu o abastecimento da Grande Aracaju da época em que a ponte rompeu [em maio de 2015] até os dias atuais, permitiu que o Governo do Estado buscasse os recursos necessários para a obra permanente.

As intervenções compreendem serviços de remoção dos escombros, sondagens, elaboração do projeto executivo das novas fundações, concepção do plano executivo e construção da nova ponte em arcos, respeitando a arquitetura da original, permitindo a passagem de pedestres, bicicletas e animais. A execução da obra é de responsabilidade da Deso. Os recursos são provenientes de empréstimo firmado entre o Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e o Banco Mundial (BIRD). Foram investidos R$ 969.996 na aquisição de tubos para recomposição da adutora original.

Com a remoção dos escombros do rio, pescadores da região irão comemorar, conforme relata o aposentado Erivaldo dos Santos. “Agora está difícil até para pescar, pois com a estrutura antiga da ponte dentro do Cotinguiba, atrapalha a passagem de canoas”. Sobre os benefícios da nova intervenção, ele comenta que vai melhorar a vida de todos da região. “Vai ser mais prático para os moradores e menos perigoso para os alunos, que atravessam de um lado a outro para ir para escola. É mais do que bom ter esse novo acesso, não só para passagem da adutora, como de gente e animais”.

A adutora do São Francisco é responsável por 67,19% do volume produzido para o abastecimento do sistema integrado da Grande Aracaju. Ela contempla não só a capital sergipana, como os municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Malhada dos Bois.

Entenda

Apesar de o abastecimento de água da Grande Aracaju ocorrer normalmente, as obras em Pedra Branca são necessárias porque parte da adutora que transporta a água foi construída em estrutura provisória. A intervenção foi feita de forma emergencial em 2015, ocasião em que ocorreu colapso da estrutura da ponte, no qual o suporte de passagem da água era sustentado. Com a queda, as adutoras se romperam e foi necessário utilizar uma ponte em construção pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para duplicação da BR-101, para abrigar a tubulação emergencial.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *