Ciganos são sequestrados em Sergipe
3 de outubro de 2023
Polícia instaura mais de mil inquéritos em setembro
3 de outubro de 2023
Exibir tudo

Governo federal fará ponte entre Sergipe e Alagoas

Políticos posam para a foto durante lançamento da licitação da ponte

“Dia histórico para os alagoanos e sergipanos”. A frase é do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), ao lançar a licitação para a construção da ponte que ligará Penedo (AL) a Neópolis (SE). A solenidade aconteceu, nesta terça-feira (3), em Brasília e foi prestigiada pelo ministro Márcio Macêdo (PT), da Secretaria-Geral da Presidência da República, os governadores de Alagoas e Sergipe, respectivamente, Paulo Dantas (MDB) e Fábio Mitidieri (PSD), além de prefeitos e das bancadas federais dos dois estados.

Ato de lançamento da licitação para a construção da ponte Neópolis-Penedo

Durante o evento, o ministro Renan Filho informou que o empreendimento é uma demanda histórica da população dos dois estados e será fundamental para melhorar o escoamento da produção e aumento do fluxo de turistas na região, fortalecendo a economia local. “É um investimento estimado em R$ 300 milhões e está em sintonia com os programas que visam à melhoria da qualidade ambiental do Rio São Francisco”, frisou Renan.

Segundo o ministro dos Transportes, a Ponte Neópolis-Penedo criará um novo corredor viário. O edital será publicado e ficará disponível por 45 dias. Com a empresa vencedora, será assinado o detalhamento do projeto e iniciadas as obras. “Esta obra garantirá uma nova integração aos estados de Sergipe e Alagoas. Queremos dar a ordem de serviço para detalhamento do projeto este ano para, em seis meses, iniciar a obra, que beneficiará todo o sul de Alagoas e norte de Sergipe. A ponte é um compromisso com os dois estados, com o Nordeste e com a reconstrução do país”, pontuou Renan Filho.

Macêdo destaca esforço de Lula

O ministro Márcio Macêdo revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Renan Filho fizeram um grande esforço e o lançamento do edital de licitação foi assinado, “dando início às etapas da obra que vai levar mais desenvolvimento pro Baixo São Francisco. Farei o esforço necessário para auxiliar em todo o processo e para que a conclusão aconteça no prazo previsto”, frisou. Macêdo disse, ainda, que “essa é uma nova oportunidade pro turismo, pro escoamento de produção e servirá como eixo de ligação do litoral do nordeste, integrando toda a região. Era a obra que faltava para que o povo da região tivesse mais desenvolvimento chegando na ponta” frisou.

A ponte cruzará esse trecho do Rio São Francisco

Por sua vez, o governador Fábio Mitidieri disse que a obra trará desenvolvimento e gerará emprego na região que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano de Sergipe. “Quando trazemos um investimento como este, trazemos dignidade e desenvolvimento. Essa conexão fará história e desempenhará um papel crucial no desenvolvimento regional e na promoção do intercâmbio cultural e econômico entre os estados”, discursou o pessedista. Em seguida, o governador de Alagoas afirmou que “a ponte é a prova de que vamos fomentar a região do baixo São Francisco. Estamos todos imbuídos de um único propósito, que é levar esta obra com um planejamento efetivo, que ela tenha começo, meio e fim”, declarou Paulo Dantas.

Características da ponte

A pista sobre a ponte terá 1,18 quilômetro de comprimento, com 21 metros de largura, sendo previstas duas faixas de rolamento com 3,75 metros cada, faixas de segurança laterais de 2,5 metros cada lado, bem como passeios de 2,3 metros para cada lado. A ponte será formada por um vão central estaiado com 600 metros de extensão, com vão livre de 300 metros, composto por dois mastros que suportarão dois planos de cabos de estaiamento. Além do comprimento da ponte, o planejamento inclui outros 7.859 metros de pista principal e 3.306 metros de alças para acessos e retornos que, ao fim, interligarão as rodovias estaduais AL-225 e SE-335 – uma extensão total de 12.246 metros.

Fotos: G/S e divulgação

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *