TCE dá prazo para Prefeitura solucionar questão do lixo
10 de setembro de 2015
Medo da Justiça
11 de setembro de 2015
Exibir tudo

Governo entrega sementes de arroz

Belivaldo entregou simbolicamente 400 toneladas de sementes

Rizicultores do Baixo São Francisco receberam nesta quinta-feira, de forma simbólica, 400 toneladas de sementes de arroz. Os grãos vão proporcionar que mil famílias sergipanas garantam sua produção agrícola no próximo ano, movimentando a economia de toda região e proporcionando o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Através de um investimento de R$ 658 mil do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza, pequenos produtores rurais dos municípios de Neópolis, Pacatuba, Japoatã, Propriá, Ilha das Flores, Brejo Grande, Telha, Canhoba e Cedro de São João tiveram acesso a grãos de qualidade, que, assim como no ano passado, podem garantir a Sergipe recorde de produção.

O governador em exercício, Belivaldo Chagas (PSB), fez questão de participar da cerimônia e destacou a importância da entrega das sementes. “É uma ação que vai fortalecer a agricultura familiar. E essa tem sido uma preocupação da gestão desde os primeiros momentos. Utilizamos recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza nessa iniciativa conjunta entre Governo do Estado e Codevasf, com o objetivo de fazer crescer a rizicultura em toda região”.

A possibilidade de um novo recorde de produção, segundo Belivado, eleva a estima dos produtores, que são alvo das ações do Estado e do governador Jackson Barreto. “Fizemos questão de realizar esse ato simbólico para mostrar que o governo quer prestigiar o pequeno agricultor. Apesar da crise, fazemos esforço para possibilitar essa iniciativa. Não tem sido fácil nossa situação, mas é gratificante. Principalmente quando chegamos aqui e vemos um resultado forte e positivo como esse”, declarou.

O rizicultor Verivelton Pereira Cruz, morador de Pacatuba, conta que está muito contente com a distribuição de sementes e que, atualmente, trabalhar com arroz é mais rentável e fácil por conta da qualidade dos grãos. “Antigamente eu tirava uns quatro mil quilos por hectare. Agora tiro mais de 10 mil. Consigo uma renda em torno de R$ 25 mil, que vou administrando durante o ano”, pontuou. Ele afirma que está satisfeito pelo Baixo São Francisco superar a produção do sul do país, e que toda a economia da região depende da rizicultura.

Sobre o tipo das sementes distribuídas, o secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, explica que a escolha foi feita junto aos trabalhadores, que receberam auxílio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O aumento da quantidade de grãos e o prazo de entrega na época certa também foram outros pontos destacados.

Para o prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, o Baixo São Francisco está melhorando muito graças a todos os investimentos do Estado. Ele acredita que a colheitadeira de arroz, entregue pelo governador em junho aos rizicultores, irá proporcionar mais praticidade à produção. “O governo não está dando o peixe, e sim as ferramentas da pesca. O que falta agora é a mão de obra entrar e aproveitar o rendimento dessa cultura. Estamos muito felizes com essa oportunidade muito boa que a região tem através do trabalho desenvolvido por Jackson Barreto e Belivaldo Chagas”.

Já de acordo com o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Said Schoucair, a parceria entre Governo do Estado e a Companhia é essencial para colocar em prática as ações de melhoria da região. Ele destaca que a área sergipana é prioridade do governador Jackson Barreto, e que o beneficiar os produtores é desenvolver o Baixo São Francisco.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *