Anvisa decide hoje se aprovar vacina contra a Covid-19
17 de janeiro de 2021
Tentou invadir igreja e ficou preso no telhado
17 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Governo de Sergipe se cala sobre denúncias contra fundação

Apesar da gravidade das denúncias, o governo segue de boca lacrada

Estranhamente, o governo Belivaldo Chagas (PSD) insiste em não se manifestar sobre as graves denúncias formuladas contra a Fundação Renascer. Segundo tem sido publicado, a entidade é, de fato, comandada pela empresa Ankora, uma prestadora de serviços acusada por uma série de irregularidades supostamente ali praticadas. Há acusação de pagamentos irregulares, contratações de apadrinhados da direção e desrespeito ao contrato.

O jornalista Habacuque Villacorte tem publicado repetidamente denúncias contra a Fundação Renascer. Segundo ele, um ex-diretor revelou ter deixado o cargo por não aceitar assinar estranhos pagamentos para a empresa Ankora. “Até onde se tem conhecimento, existiam indícios de irregularidades no contrato. Apesar disso, o presidente da Renascer, Wellington Mangueira, permanece no cargo”, escreve o articulista.

Protegido de deputado

Entre as denúncias publicadas por Habacuque está uma contra o assessor jurídico da Fundação, “que se diz ser da confiança irrestrita do deputado federal Laércio Oliveira (PP), e que domina os pareceres da (s) procuradora (s) do órgão; elas, inclusive, chegaram a ser advertidas pelos ex-diretor sobre os indícios de irregularidades”. Também consta entre as acusações “o pagamento por uma jornada semanal de 44 horas, quando os funcionários só trabalham 30 horas por semana. Há ainda o pagamento do auxílio alimentação a quem só trabalha um turno por dia na instituição”.

Em recente publicação no portal de notícias Faxaju, Habacuque Villacorte revela ter montado um “organograma da Fundação Renascer e da empresa Ankora: o que se percebe é uma relação bastante questionável entre ambas. É quase um grande Programa Bolsa Família, pois o quadro de pessoal da Renascer é composto por parentes e amigos do ‘rei’, um monte de gente bem apadrinhada.”

E o jornalista cita nomes: “A chefe do gabinete da Fundação, Rosângela Hermes, tem um cargo comissionado; a sua irmã (Regila) atua na empresa Ankora; Naiara Barros Mangueira também trabalha na empresa Ankora; Dona Ana (tia da chefe do gabinete) trabalha na empresa R&M; Gildeon (genro de Rosângela) também é da empresa Ankora”, e por aí vai.

Silêncio suspeito

Procurado pelo site Destaquenotícias, o governo de Sergipe prometeu se posicionar, porém, uma semana após o primeiro contato, ainda não deu um pio sequer sobre o assunto. Por que será? Ex-diretores da Fundação Renascer confirmaram as denúncias publicadas pelo jornalista Habacuque Villacorte e também estranharam a indisposição do Executivo sergipano em refutá-las.

O silêncio sepulcral do governo permite levantar uma série de dúvidas: o governador Belivaldo Chagas não tem autoridade para determinar uma rigorosa apuração das denúncias contra a Renascer? O governo não quer contrariar os chefes políticos “donos” dos cargos diretivos da entidade? Por que a empresa Ankora manda e desmanda na fundação? Em sendo verdadeiras as acusações, o governo compactua com as graves irregularidades denunciadas? Com a palavra quem de direito.

Foto montagem: Portal Theeagleview

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *