São Cristóvão, uma viagem ao passado
17 de setembro de 2015
Semarh discute sobre descarte adequado de pneus
18 de setembro de 2015
Exibir tudo

Governador faz abertura da Semana Nacional de Trânsito

Governador Belivaldo Chagas condecora policial militar

“Trânsito Cidadão – Seja você a mudança no Trânsito”. Essa é a mensagem que a Semana Nacional do Trânsito quer passar aos cidadãos na campanha anual que foi aberta em Sergipe na manhã desta sexta-feira, 18. O governador em exercício, Belivaldo Chagas, comandou a cerimônia realizada no pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). Na ocasião, personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao trânsito estadual foram homenageadas.

Um dos reconhecimentos foi prestado ao policial civil aposentado José Bispo dos Santos, 89, que foi o primeiro guarda de trânsito de Sergipe. Duplamente condecorado, ele recebeu a medalha do Mérito do Trânsito, ofertada pela Polícia Militar de Sergipe, e também o Certificado Amigos do Trânsito, concedido pelo Detran.

José Bispo conta que em 1953 havia menos carros em Aracaju e mais educação no trânsito. “Naquele tempo era uma coisa mais organizada, não tinha esses crimes e desastres, o pessoal se comportava mais. Não tínhamos muitos carros e as pessoas tinham mais atenção”, pontuou. Sobre o sentimento de ser homenageado, ele respondeu: “só falto chorar”, disse, segurando a emoção ao lado da filha que o acompanhava.

Belivaldo Chagas ressaltou que a finalidade de comemorar a Semana Nacional do Trânsito é fazer com que a sociedade se conscientize que não apenas as entidades estaduais devem zelar pela paz no trânsito.

“Os órgãos têm a obrigação de fazer com que as pessoas entendam que a gente precisa ter cuidado ao transitar com nossos veículos na cidade, mas a sociedade também precisa contribuir. É importante que estejamos juntos para diminuirmos a quantidade de acidentes no trânsito. O Estado está investindo em equipamentos, cursos e concursos, mais polícia de trânsito para a segurança como um todo, mas quando a gente dedica uma semana a esse tema, alerta ainda mais a população e faz com que todos participem desse momento para evitar que vidas se percam”, destacou Chagas, que também foi condecorado com o Mérito do Trânsito.

O governador em exercício lembrou que o Estado promove ações educativas em parceria com outras secretarias, a exemplo da campanha ‘Motociclista Vivo’, que visa conscientizar condutores de ciclomotores sobre os riscos da imprudência, além de reforçar a importância de uma pilotagem segura.

Ações conjuntas

O diretor-presidente do Detran, Edgard da Motta, disse que a iniciativa é para chamar a atenção da sociedade de forma geral. E, para tanto, ações de diversos órgãos parceiros acontecerão em todo o estado até o dia 25 de setembro. Na programação, palestras em escolas e centros de formação de condutores; comandos educativos em diversos pontos de Aracaju; stands na sede do Detran com ações de saúde e atividades de educação para o trânsito.

“A Semana é para os proprietários de carros, agentes e todos que compõem o sistema de trânsito: pedestre, estudante, dona de casa, empresas etc. Nosso objetivo é lembrar que o trânsito tem que ser cidadão, que haja entendimento entre motorista e pedestre, agente de trânsito fiscalizador e motorista para que todos cumpram a legislação”, reforçou Motta.

O Secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado, que também foi homenageado com a Medalha do Mérito do Trânsito, disse que um dos maiores desafios atuais dos governos é diminuir a violência. “É preciso estimular um trânsito cada vez mais pacífico para todos que fazem parte deste processo”.

Estudantes do 8º período do curso de Fisioterapia da Estácio/Fase também estiveram presentes na solenidade, com um stand de orientação postural e alongamento no trânsito.

Presenças

Também participaram da solenidade o comandante da CPTran, major Fábio Machado;  diretor-presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano; superintendentes das SMTTs de Aracaju e Umbaúba, Nelson Felipe e Sílvio Marque; delegada de Delitos de Trânsito, Daniela Ramos Lima Barreto; comandante do Policiamento Militar da Capital, cel Luiz Azevedo da Costa Neto; sub-comandante geral da PM/SE, Jackson Nascimento; superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Robson Feitosa; e representante da Prefeitura de Aracaju, Georlize Teles.

Fonte e foto Ascom/Governo

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *