Sergipe perde para o Falcon e pode se complicar na Série D
8 de julho de 2023
Salinização do São Francisco ameaça a pilombeta-pau
9 de julho de 2023
Exibir tudo

FUP defende que a Petrobras retome as duas Fafens da Unigel

Em nota, A Unigel repudia quaisquer ataques à sua história

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) está cobrando à Petrobras que rompa os contratos feitos com a Unigel e retome desta empresa as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) localizadas em Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA). Segundo a FUP, não há muita perspectiva de futuro em relação à permanência da Unigel, que tem apresentado dificuldades para gerir as duas unidades, “o que coloca o Brasil em uma situação maior de dependência externa para abastecer o mercado com fertilizantes”.

Reclamando do elevado preço do gás natural fornecido pela Petrobras, a Unigel suspendeu, em junho passado, as operações nas fábricas de fertilizantes de Sergipe e da Bahia. Desde então, a empresa tenta renegociar contratos de fornecimento de gás natural, usado como matéria-prima pelas duas inidades para a obtenção de amônia e ureia.

A Petrobras arrendou as fábricas de fertilizantes na Bahia (Fafen-BA) e em Sergipe (Fafen-SE), para o Grupo Unigel, em novembro de 2019, durante o governo Bolsonaro, por valor total de R$ 177 milhões para um período de 10 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.

A Fafen-BA é uma unidade de fertilizantes nitrogenados, localizada no Polo Petroquímico de Camaçari no Estado da Bahia, com capacidade de produção total de ureia de 1.300 t/dia. Também comercializa amônia, gás carbônico e agente redutor líquido automotivo (Arla 32). A Fafen-SE, localizada em Laranjeiras no Estado de Sergipe, tem capacidade de produção total de ureia de 1.800 t/dia. Comercializa também amônia, gás carbônico e sulfato de amônio.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *