Câmara de Aracaju antecipa pagamento do 13º salário
10 de dezembro de 2022
Sergipana, escritora, comunista e silenciada
11 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Fardo de borracha da 2ª guerra aparece em Aracaju

Os fardos de borracha pertenciam ao navio alemão afundado em 1944

Banhistas que frequentam a praia do Mosqueiro, na zona sul de Aracaju, se depararam com um fardo de borracha largado na areia. Segundo o professor Allysson Ferreira, ele ecaminhava com o pai quando enxergaram o objeto estranho: “Estava enrolado com uma espécie de plástico ou borracha e repleta de mariscos. Pelo estado, devia estar dentro d’água ha muito tempo”, afirmou o educador. No ano passado, algo em torno de 200 fardos idênticos ao localizado nessa sexta-feira (9) apareceram no litoral de Sergipe, particularmente nas praias dos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Pirambu, Pacatuba e Aracaju.

O fardo de borracha localizado na paia do Mosqueiro é semelhante a outros que vêm surgindo desde 2018 na costa brasileira e teriam origem em navios nazistas afundados no litoral nos últimos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O pesquisador Carlos Teixeira, do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará, participa de um estudo que analisa o surgimento destes fardo por diversas regiões do país.

“Essa carga é um fardo, como se fosse uma massa folhada de borrachada. Essa era a forma em que a borracha era transportada na Segunda Guerra Mundial”, explica Teixeira. Apesar do naufrágio ter acontecido há quilômetros de distância da costa, a densidade baixa do material permite com que ele vá boiando até a terra firme, mesmo com o passar dos anos. Os fardos pertenciam ao navio alemão SS Rio Grande, afundado pelas tropas americanas em 1944, a cerca de 800 quilômetros de Recife.

Foto: Allysson Ferreira

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *