Procissão do Fogaréu será hoje em São Cristóvão
6 de abril de 2023
Nesta Sexta da Paixão a Igreja lembra a morte de Jesus Cristo
7 de abril de 2023
Exibir tudo

ExxonMobil teria desistido da exploração de óleo em Sergipe

Navio sonda de perfuração offshore contratada pela ExxonMobi

A ExxonMobil, dona de blocos petrolífero na bacia de Sergipe-Alagoas, encerrou um grande projeto exploratório para encontrar petróleo no Brasil. Quem garante isso é o norte-americano Wall Street Journal. Segundo o veículo com sede em em Nova Yor, a gigante de petróleo e gás interrompeu a perfuração na área offshore que adquiriu com parceiros por 4 bilhões de dólares em 2017, depois de falhar pela terceira vez em encontrar quantidades comercialmente viáveis de petróleo.

Após a publicação do Wall Street Journal, a ExxonMobil informou que está engajada em atividades no Brasil e vai continuar explorando oportunidades no país, visto como “uma região importante no futuro da empresa”. Em 2021, a petrolífera licenciou 11 poços exploratórios na Bacia de Sergipe-Alagoas. São sócias da Exxon nesses empreendimentos localizados no litoral sergipano as empresas Enauta e a Murphy.

Perfuração fracassou

Em março de 2022, fracassou a tentativa da ExxonMobil e suas parceiras de encontrar ocorrência de hidrocarbonetos na perfuração do poço exploratório no Bloco SEAL-M-428, denominado 1-EMEB-3-SES. O trabalho foi feito pela sonda West Saturn, da Seadrill, em lâmina d’água de 3.093 metros. À época, a Enauta informou que iria realizar estudos complementares para atualizar sua visão quanto ao potencial exploratório dos blocos situados em águas ultraprofundas na Bacia Sergipe-Alagoas.

De acordo com o portal de notícias G1, a ExxonMobil está há mais de 100 anos no Brasil, possui participação em 26 blocos nas bacias de Campos, Santos e Sergipe-Alagoas, sendo operadora de 17 deles. “O nosso programa inicial de perfuração de exploração está agora completo. Continuamos a trabalhar com nossos parceiros, analisando os dados adquiridos do extenso programa de perfuração e avaliando o potencial para futuras atividades de exploração nesses blocos”, revelou a Exxon após a publicação do Wall Street Journal

Por Destaquenoticias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *