A afronta do recesso
28 de abril de 2016
Ex-prefeito é preso
28 de abril de 2016
Exibir tudo

Exposição “Sergipe viu a 2ª guerra” está no Olímpio Campos

Retratar como Sergipe acompanhou a 2ª Guerra Mundial através dos veículos de comunicação é o objetivo da exposição “Sergipe viu a 2ª Guerra”.  A mostra segue até o dia 13 de maio no Palácio Museu Olímpio Campos. A exposição é um esforço do Grupo de Estudos Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (UFS). As visitas podem ser feitas das 10h às 17h de terça a sexta-feira, e no sábado, das 9h às 13h.

A doutora em História, Andreza Santos Cruz Maynard, conta mais um pouco sobre a exposição. “A exposição  aborda, principalmente, os meios de comunicação através dos quais os sergipanos tinham notícias sobre a guerra. Esses meios eram o jornal impresso, o rádio e o cinema. Dentro dessa exposição, a gente pensou justamente em uma abordagem para um público bem direto e diverso”.

A pesquisadora lembra que naquela época, o bilhete de cinema era tão barato que era equiparado a um quilo de açúcar. A programação trazia filmes retratando a 2ª guerra mundial e os veículos impressos traziam informações sobre o andamento da guerra.

Durante exposição, os visitantes terão acesso as informações sobre os acontecimentos históricos, manequins expostos com roupas da época, alguns objetos que são réplicas dos originais, que imitam publicações da época, documentos de  outros países como cadernetas de agentes secreto.

“A expectativa é que as pessoas visitem e consigam entender que Sergipe estava diretamente ligado à história da 2ª Guerra. Apesar  das batalhas terem ocorrido na Europa, o estado estava inserido nesse momento da história mundial a partir dos torpedeamentos e do cotidiano”, destacou Andreza.

Fonte e foto: Fapitec

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *