Hoje é o último dia para se inscrever no Fies
18 de março de 2024
A canoa governista está fazendo água em Aracaju
18 de março de 2024
Exibir tudo

Exibição da Esquadrilha da Fumaça reúne uma multidão

A Esquadrilha da Fumaça não se exibia em Aracaju há seis anos

Aracajuanos e turistas tiveram uma experiência única neste domingo (17), ao presenciarem a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, realizada na Orla Atalaia. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), o evento abrilhantou ainda mais a programação de aniversário dos 169 anos da capital sergipana. O momento era mais do que aguardado, já que havia seis anos que Aracaju não recebia a Esquadrilha da Fumaça, que possui em sua equipe um piloto aracajuano, o capitão aviador André Nery Bezerra.

Major Bittencour se disse orgulhoso de participar do aniversário da capital sergipana

Sete aeronaves deram um verdadeiro show, rasgando os céus de Aracaju em uma exibição de habilidades de voo, encantando e deixando boquiabertos todos que prestigiaram o evento. Cada manobra aérea realizada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, demonstrou a agilidade e a competência dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB).

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que a apresentação foi um verdadeiro presente da Força Aérea Brasileira neste 17 de março, quando Aracaju completa 169 anos de história. Ele ressalta ainda que a Prefeitura esteve presente em todo o planejamento operacional da logística que foi dada à população.

“Toda a parte logística de trânsito, de banheiros químicos, a parte técnica com a Defesa Civil orientando as áreas em que a população deveria ficar com segurança. Tudo isso foi necessário no planejamento operacional para que o evento fosse dessa magnitude e com total segurança. A população veio, assistiu a apresentação e retornou para suas casas com toda a segurança promovida pela Prefeitura e, obviamente, com todo o apoio do Governo do Estado, com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, todo o aparato do Estado unido com a administração municipal para dar esse presente a toda a população aracajuana”, disse.

Um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, o major Bittencourt, falou um pouco sobre o espetáculo apresentado. “Para a gente é uma oportunidade ímpar estar aqui, não víamos aqui desde 2018. O Brasil é um país continental, então estarmos em diversos lugares é como o passar do tempo. Para a gente é um motivo de muito orgulho e muita honra estar aqui, ainda mais neste dia especial, que é o aniversário da cidade. E trazer a Força Aérea Brasileira para bem perto do público, nesta tarde aqui, foi emocionante. A gente mostra que a Força Aérea Brasileira sempre vai estar presente onde o povo brasileiro precisar”, afirmou.

Público se encanta

A exibição da Esquadrilha da Fumaça foi um show no céu de Aracaju

Não foi fácil tirar os olhos do céu enquanto as sete aeronaves da FAB faziam manobras e pincelavam diversos formatos com a fumaça. A fisioterapeuta Suzane Sampaio é baiana, mas mora em Aracaju há 10 anos. Ela se mostrou encantada com a exibição. “Trouxe meu filho para assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e comemorar essa data. Aracaju é um lugar onde fui muito bem acolhida, gosto muito da cidade, amo Aracaju”, disse ela, que assistiu ao espetáculo ao lado do seu filho Guilherme, de 4 anos.

Maria Madalena Gomes, funcionária de uma fábrica, mora em Aracaju há um ano, e não é a primeira vez que presencia o espetáculo. “Eu cheguei a assistir à última apresentação da Esquadrilha da Fumaça aqui em Aracaju, há seis anos. Hoje foi especial, muito bom, achei a apresentação incrível. Adorei quando os aviões fizeram um formato de coração no céu”, declarou ela, que também foi prestigiar com seus filhos.

O estudante João Pedro Silva Bezerra achou tudo muito interessante. “Eu vim com a minha família e achei muito legal, gostei bastante das manobras que eles fizeram, me deram até vontade de trabalhar com essa área da aeronáutica, algum dia. Achei esplêndido”, afirmou.

Opinião semelhante teve o empresário Lucas Feitosa de Souza. “Esse foi um momento ímpar em nossas vidas. Vim com a família, somos conterrâneos, então é importante valorizar a cultura local. Achei que o evento está muito bem organizado, e parabenizo à Prefeitura, o Governo do Estado e todos os envolvidos, que estão de alguma forma contribuindo para o nosso conforto e segurança”, disse.

Fonte: Secom/PMA (Fotos: Marcelle Cristinne/PMA)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *