FSF suspende Campeonato Sergipano de Futebol
16 de março de 2020
Lavar as mãos
16 de março de 2020
Exibir tudo

Estudantes da UFS poderão fazer exercícios domiciliares

Portaria determina que servidores e docentes com mais de 60 anos fiquem em casa

A Universidade Federal de Sergipe autorizou nesta segunda-feira, 16, o uso do regime de exercícios domiciliares em cursos de graduação e pós-graduação presenciais, durante o período de ocorrência da pandemia do novo coronavírus. Também foi determinada a suspensão de viagens a serviço de servidores da UFS, enquanto que servidores e docentes com idade superior a 60 anos deverão permanecer em seus domicílios e realizar atividades remotas.

Considerando manifestação do Comitê de Prevenção e Redução de Riscos para a Covid-19, o reitor Angelo Antoniolli assinou dois documentos com essas determinações, as Portarias Nº 238 e Nº 239.

Portaria Nº 238, que autoriza a utilização do regime de exercícios domiciliares, em cursos de graduação presenciais da UFS, veda que “atividades eminentemente práticas, dentro de um componente curricular, atividades de Estágio, Internato e TCC, e suas cargas horárias previstas” sejam convertidas em regime de exercícios domiciliares.

O documento prevê que deverão ser organizados espaços nas unidades da UFS com equipamentos para acesso remoto de conteúdos para alunos que não disponham de meios para este acesso, respeitando-se as orientações de prevenção e de redução de risco.

As atividades domiciliares deverão ser registradas no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), diz a Portaria, identificando-se os recursos utilizados para o seu desenvolvimento na própria plataforma. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) indicará e disponibilizará plataformas próprias ou de terceiros, gratuitas, para uso da comunidade.

Os exercícios domiciliares poderão ser aplicados, de forma similar, aos programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, mas as atividades eminentemente práticas na pós-graduação não são contempladas pelos benefícios da portaria.

Servidores e docentes com mais de 60 anos

Portaria Nº 239, também assinada nesta segunda-feira, 16, autoriza medidas para prevenção e redução de risco no ambiente de trabalho frente à Covid-19, como suspender as viagens a serviço de servidores da UFS, “salvo situações justificadas envolvendo serviços essenciais e situações inadiáveis que tenham caráter de urgência”.

O documento determina que os servidores que realizaram viagens a regiões onde há a transmissão na comunidade do novo coronavírus, independente da apresentação de sintomas, deverão executar suas atividades remotamente até o décimo quarto dia, contado de seu retorno ao estado de Sergipe.

A mesma Portaria determina que “servidores técnicos administrativos e docentes com idade superior a 60 anos deverão permanecer em seus domicílios e realizar as atividades, quando cabível, na forma de atividades remotas”. E prossegue: “Não havendo a possibilidade da execução de atividades remotas, a frequência poderá ser abonada”.

Aos gestores de contratos de serviços continuados de mão de obra terceirizada, caberá emitir comunicação oficial às empresas prestadoras, de forma que adotem medidas preventivas e de redução de risco, alinhadas às recomendações desta portaria e de outras orientações do Comitê de Prevenção e Redução de Risco para a Covid-19.

Comitê Covid-19

Na última quinta-feira, 12, o reitor Angelo Antoniolli publicou a Portaria 221, criando o Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo Coronavírus (Covid-19), que tem a atribuição de monitorar os riscos frente à comunidade universitária e aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de propor à administração da UFS as medidas a serem adotadas para a efetiva redução de riscos acadêmico e administrativo, e atuar na relação da Universidade com a comunidade externa e órgãos de saúde do Estado para aperfeiçoar as ações frente ao Covid-19.

Nesta segunda-feira, 16, foi lançado no Portal UFS o site http://coronavirus.ufs.br. Lá estão publicados: o Plano de contingência, com os parâmetros para ações visando a prevenção e a redução de riscos aos membros da comunidade universitária e seus familiares; Perguntas frequentes, um questionário com respostas a dezenas de perguntas sobre o tema; e um Canal de comunicação, com um e-mail para o qual a comunidade pode enviar sugestões, dúvidas e outras manifestações para apreciação do Comitê Covid-19.

(Marcos Cardoso, Gabinete do Reitor UFS)

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *