Maioria da população já respondeu ao Censo 2022
28 de dezembro de 2022
Marinha abre concurso com 1.080 vagas de nível médio
28 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Está chegando a hora de Mitidieri pagar as promessas

Por Adiberto de Souza *

Daqui a cinco dias Fábio Mitidieri (PSD) sentará na cadeira de governador de Sergipe, levando consigo um grande volume de promessas feitas por ele durante a campanha eleitoral. A posse do pessedista está sendo aguardada com muita expectativa, principalmente pelos jovens e os desafortunados. Estes vão cobrar os milhares de empregos e a garantia de, ao menos, três refeições diárias, prometidas nos palanques do então candidato. Os sergipanos também esperam ter direito a um bom serviço de saúde pública, segurança para ir e vir sem serem importunados pelos criminosos, educação de qualidade para os filhos, etcétera e tal. Mitidieri prometeu transformar Sergipe num estado promissor e tem tudo para não decepcionar, pois receberá uma casa arrumada, com dinheiro em caixa e dezenas de obras em andamento. Com o apoio da maioria dos deputados estaduais e de quase toda a bancada federal eleita, o jovem governador só não honrará todas as promessas de campanha se não quiser. Aguardemos, portanto!

Bem avaliado

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), está sorrindo de orelha a orelha com a ótima avaliação, a melhor em dois anos. Segundo pesquisa PoderData sobre os gestores estaduais em fim de mandato, a avaliação positiva (bom/ótimo) oscilou 2% para cima no período e está em 35 pontos. O estudo revela que os entrevistados que acham o desempenho dos chefes de Executivos estaduais “regular” somam 40%, portanto 6% a mais que há nove meses. Publicada pelo portal de notícias Poder 360º, a pesquisa revela ser esta a melhor avaliação dos governadores desde 2020. Ah, bom!

Digitais do povo

O futuro ministro da Secretaria Geral da Presidência, deputado federal Márcio Macêdo (PT), vai apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma proposta de reestruturação do Ministério. A reorganização deverá incluir uma secretaria destinada aos movimentos sociais. Macêdo defende a criação de um conselho de participação social e afirma que os movimentos sociais terão no Palácio do Planalto um endereço oficial para levar suas reivindicações. Entrevistado pelo jornal Folha de S. Paulo, Macedo disse que o seu principal objetivo é colocar as impressões digitais do povo nas políticas públicas do governo Lula. Então, tá!

No lugar certo

O ex-deputado estadual Venâncio Fonseca será o superintendente especial de Articulação Política e Relações Institucionais. Ao anunciar a escolha do novo auxiliar, o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) afirmou que Fonseca tem experiência de seis mandatos na Assembleia, devendo atuar como interlocutor entre Executivo, Legislativo, lideranças políticas e as prefeituras. A Superintendência chefiada por Venâncio é ligada à Secretaria da Casa Civil, que tem à frente o deputado estadual eleito Jorginho Araújo (PSD). Como dizem os amigos colunistas sociais: bola branquíssima para o veterano Venâncio!

Subiu na laje

O governador em fim de mandato Belivaldo Chagas (PSD) visitou as obras do Hospital do Câncer de Sergipe e subiu na laje do primeiro piso como havia prometido. Construída em Aracaju, a futura unidade de saúde está recebendo um investimento de R$ 146 milhões apenas na estrutura física. Também terá direito a parte dos 30 milhões de dólares garantidos em equipamentos para unidades da rede estadual de saúde. O hospital contará com 240 leitos (sendo 10 de UTI adulta e 10 pediátrica), um moderno centro cirúrgico, consultórios, radioterapia, acelerador linear, quimioterapia adulta e pediátrica. Além do serviço de urgência, com Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), num total de área construída que chega a quase 22 mil m². Supimpa!

Maldade das piores

Mesmo estando a poucos dias de ser defenestrado do Palácio do Planalto, o capitão de pijama segue fazendo maldades. A última do indigitado foi impedir que as universidades e institutos federais recebam os recursos cancelados ao longo do ano. Por ordem do ainda presidente, a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação também negou o pedido de recursos para despesas com investimentos, como obras e equipamentos. “Não temos janela aberta para qualquer solicitação que seja de alteração orçamentária, mesmo que o orçamento seja de própria unidade”, diz o comunicado do MEC. Misericórdia!

Fim de linha

Os deputados estaduais não reeleitos ou que não disputaram as eleições deste ano estão participando das últimas sessões legislativas. Amanhã, o plenário da Assembleia votará o projeto de reforma administrativa encaminhado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) a pedido de seu sucessor Fábio Mitidieri (PSD). Em seguida, os deputados entrarão em recesso parlamentar, que se estenderá até 1º de fevereiro de 2023. Nesta data, só retornarão à Assembleia aqueles que conseguiram se reeleger e os eleitos em outubro passado. Crendeuspai!

Devo não nego…

Sergipe registrou, em novembro último, 44.418 negócios em vermelho. Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em nível de país o mês passado teve o pior cenário de negativação desde 2016, início da série histórica do índice. Foram registrados 6.392.011 negócios inadimplentes, sendo 1.056.024 deles somente no Nordeste. A análise por setor revelou que mais da metade das empresas inadimplentes atua no segmento de Serviços (53,5%). Em sequência está a parcela do Comércio (37,5%), Indústria (7,7%), setor Primário (0,8%) e Outros (0,4%). Homem vôte!

Mandatos em livro

Acaba de ser lançado o livro ‘Tribuna do mandato operário e popular – Francisco Gualberto, parte de uma história política’. O trabalho foi executado pelo jornalista Gilson Sousa. O colega resumiu em quase 500 páginas uma parte da trajetória política do deputado. “Um resumo da atuação parlamentar do deputo durante os seus cinco mandatos na Assembleia. É uma compilação dos principais temas debatidos por Gualberto na tribuna do Legislativo durante 20 anos de atuação, de 2003 a 2022”, explica Gilson. Patrocinado pela Assembleia, o livro está sendo distribuído a políticos, militantes e amigos do parlamentar. Marminino!

Joana canta na posse

E quem estará na festa da posse do governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) é a cantora Joana. Às 17 horas do próximo domingo, a fidalga fará um animado show na Praça Fausto Cardoso. Ali, logo após ser empossado na Assembleia, o futuro chefe do Executivo passará em revista a tropa militar. Antes do show de Joana, haverá a transmissão de cargo pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), evento agendado para a sacada do Palácio Museu Olímpio Campos. Prestigie!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 2 de abril de 1949.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *