Sepulcros caiados
9 de junho de 2017
Micro e pequenas empresas homenageadas
9 de junho de 2017
Exibir tudo

Escolas de Aracaju servem 21 mil refeições por dia

O cardápio é composto de carnes, frutas, verduras, ovos, pães, grãos e laticínios

A rede municipal de ensino de Aracaju serve, diariamente, cerca de 21 mil refeições aos alunos matriculados em 78 unidades de ensino. São 22 creches, e as demais com atendimentos variados de ensino infantil, fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa Mais Educação e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Cerca de 15 mil refeições são para alunos do ensino fundamental; 3.800 refeições para alunos do ensino infantil; 900 alunos de creches atendidos por dia com quatro refeições para cada um; 1.200 refeições para alunos do EJA e aproximadamente 70 refeições para alunos do AEE.

São diversos os itens que compões o cardápio da merenda escolar. Carnes, frutas, verduras, ovos, pães, grãos, laticínios etc. “Temos um controle preciso de produtos e de qualidade, para que as crianças possam ficar bem alimentadas, pois sabe-se que para muitos deles, essas refeições são as únicas que eles fazem com controle nutricional”, revela Joan Brandão, nutricionista e gerente de contratos da VBX Refeições Coletivas, empresa responsável pela alimentação das escolas de Aracaju.

Cardápio

O cardápio mensal é preestabelecido no edital da licitação e elaborado pela nutricionista do município, e segue as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), primando pela qualidade, levando em consideração as distintas fases da vida das crianças e o metabolismo delas. Mensalmente é feito uma adequação de dias úteis e solicitado aprovação da nutricionista da prefeitura. Também é feito uma adequação de frutas, verduras e legumes, de acordo com a sazonalidade dos itens.

“Por meio da distribuição de refeições durante o intervalo das atividades escolares, objetivamos atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, bem como para a formação de bons hábitos alimentares”, explica Joan.

Restrição alimentar

As crianças com patologias (intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca, diabetes, alergia ao ovo, entre outras) que necessitam de alimentação diferenciada, são atendidas com cardápios e produtos específicos.

Estoque

Semanalmente, são feitas as entregas de perecíveis (carnes em geral, frutas, legumes, bebida láctea) nas escolas. Esse período foi determinado para que os alimentos estejam sempre frescos. Quinzenalmente, são realizadas as entregas de estocáveis (arroz, feijão, macarrão, biscoito, temperos, etc.) e produtos de limpeza.

Controle de qualidade

A VBX Refeições Coletivas é responsável por todo o processo, de ponta à ponta: aquisição dos alimentos, preparo das refeições, contratação de merendeiras e nutricionistas, além de fornecer inclusive equipamentos de cozinha. Observando as normas técnicas, a cada preparo, são retiradas amostras de toda alimentação. Elas ficam armazenadas sob refrigeração por 72 horas para que se possa fazer análise do alimento servido caso ocorra alguma intoxicação alimentar.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *