Polícia apreende fertilizantes furtados
24 de janeiro de 2020
The Baggios vai abrir o Projeto Verão 2020 na Orla de Atalaia
25 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Energia solar fica cada dia mais barata

A expectativa é que a energia solar se consolide como uma fonte competitiva

A redução do preço da energia solar nos leilões de energia tem sido “vertiginosa”. Esta informação é de Thiago Barral, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo ele, isso se deve à grande oferta de projetos, que tem sido maior do que a demanda, o que fortalece a competição. “As margens são reduzidas, e é grande a diversidade de empresas e empreendedores dispostos a investir nessa fonte”, frisou.

Entre os fatores que estimulam o investimento em energia solar, Barral destacou o baixo risco de desenvolvimento desses projetos, políticas corporativas e a capacidade de atrair capital para financiar empreendimentos. “São fatores que influenciam na competitividade”. A expectativa de Barral é que a energia solar se consolide como uma das fontes mais competitivas para expansão da matriz energética nacional, como está indicado no Plano Decenal de Energia da EPE, que foi colocado em consulta pública no ano passado.

Papel relevante

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética ressaltou, porém, que nenhuma fonte isoladamente vai resultar em uma solução de menor custo sistêmico e de segurança adequada para o sistema. “Temos que olhar para o mix, a combinação de várias fontes. A [energia] solar, sozinha, não vai dar conta de atender as necessidades energéticas do país nos próximos anos, mas se apresenta como uma das fontes que têm papel relevante nesse cenário”, concluiu.

Fonte e foto: Agência Brasil

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *