Começa hoje vacinação nas escolas de Aracaju
26 de fevereiro de 2024
Radialista da FM Princesa morre em hospital de Aracaju
26 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Empurrões entre os governistas deixam Mitidieri de orelha em pé

Por Adiberto de Souza *

As escaramuças entre os governistas começam a tirar o sono do governador Fábio Mitidieri (PSD). Preocupado com o estouro da boiada, o pessedista resolveu dar um chupa de peito nos aliados mais afoitos: “Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas o respeito deve prevalecer”, alertou. Embora Fábio não tenha citado nomes, as línguas ferinas juram que o recado foi endereçado ao senador Alessandro Vieira (MDB), que já deixou claro ser contra a pré-candidatura de Yandra de André (União) à Prefeitura de Aracaju. Delegado de polícia por formação, o emedebista garante que não há “possibilidade de eu injetar minha energia, meu esforço, num projeto que entregue o cofre de Aracaju a André Moura”.  Outro dia, Vieira disse que o pai de Yandra “é candidato a uma vaga no presídio”. Para quem não lembra, Moura foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos de cadeia por peculato, desvio, apropriação de recursos públicos e associação criminosa. A punição ao mandachuva do União Brasil em Sergipe se fundamentou em graves denúncias de irregularidades cometidas pelo dito cujo na Prefeitura de Pirambu. Aliás, mesmo que os aliados atendam ao apelo de Mitidieri, a oposição alertará os aracajuanos sobre o risco de a Prefeitura de Aracaju cair nas mãos de André Moura. Home vôte!

Pato no estaleiro

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, o popular “Pato” (PL), deu com os costados num hospital de Aracaju. Com febre e suspeitando ter sido picado pelo mosquito Aedes Aegypti, o distinto foi submetido a uma série de exames, que afastaram o diagnóstico de dengue. Na verdade, o “Pato” contraiu uma forte gripe, que se agravou com uma crise de sinusite. Mais tranquilo com a descoberta dos médicos, o ex-prefeito retornou à Itabaiana para se curar com um bom analgésico, cama e chá de alho, mel e  limão. Atchim!!!

“Prato do Povo”

O Governo de Sergipe enviou nota à coluna informando que o “Prato do Povo” não está sendo alvo de investigação pelo Ministério Público Estadual. O Executivo diz ter sido responsável por provocar o MPE para que, tendo em vista a sua “essencial atuação na defesa dos interesses sociais constitucionalmente assegurados”, faça o acompanhamento da devida execução financeira e administrativa do “Prato do Povo”. Segundo a nota, o objetivo da precaução é para que não haja “qualquer dúvida sobre a idoneidade do programa, assegurando, assim, que as pessoas mais vulneráveis sejam efetivamente as beneficiárias”. Então, tá!

Ventania mortal

O forte vento que, sábado passado, destelhou parte do mercado das verduras Maria Virgínia Leite Franco, no centro de Aracaju, fez lembrar a tragédia de 1977. No dia 17 de junho daquele ano, um redemoinho se formou no Rio Sergipe e partiu em direção ao antigo Mercado das Verduras, derrubando o velho telhado. Pesadas vigas de madeira foram arremessadas pelo vento sobre vários barracos localizados nas adjacências dos Mercados Thales Ferraz e Antonio Franco. A tragédia matou nove pessoas e deixou outras 145 feridas. Felizmente, desta vez foi só um grande susto. Cruz, Credo!

Pé na estrada

E o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) decidiu colocar nas ruas a pré-candidatura de Luiz Roberto (PDT) à sua sucessão. Começou pelo populoso bairro Santa Maria, onde a administração municipal realizou muitas obras e tem outras tantas em andamento. Nogueira prometeu que a partir de agora vai colocar os pés nas avenidas, ruas e vielas da capital sergipana para pedir aos aracajuanos que elejam Luiz Roberto. Aliás, além de Edvaldo, o governador Fábio Mitidieri (PSD) tem dito que o pedetista é o seu candidato preferido. Marminino!

Defesa da magrela

Ciclistas se reuniram visando protestar contra a falta de segurança para quem se arrisca pedalar nas ruas e avenidas de Aracaju. Também prestaram uma homenagem a ciclista Karine Edigaray, morta ao ser atropelada por um ônibus na zona sul da capital sergipana. Inicialmente, os amantes da “magrela” iriam promover a ‘Bicicletada Aju de Carnaval’, porém o projeto foi ressignificado após o atropelamento fatal de Karine. A galera não se cansa de cobrar à Prefeitura que recupere e conserve as ciclovias da cidade. É uma pena que um transporte muito mais sustentável, eficiente, limpo e não violento seja pouco valorizado pelas autoridades de plantão. Arre água!

Política e religião

A procissão em louvor a Senhor dos Passos, na cidade de São Cristóvão, atraiu um grande número de políticos. Misturados à grande multidão de católicos, eles e elas tinham um olho no andor e o outro nos fiéis eleitores. Também distribuíram tapinhas nas costas e muitos “como vai?”, importantes para serem lembrados nas eleições de outubro. Neste ano eleitoral, os políticos vão prestigiar todos os eventos religiosos, uns rezando aos santos e santas para serem eleitos e outros orando para continuarem no bem bom dos mandatos. Só Jesus na causa!

Não tem tu…

Após só a cristã nova Candisse Carvalho (PT) ter sobrado como pré-candidata a prefeita de Aracaju, os petistas vão tentar uma unidade possível para que o projeto político chegue ao 2º turno das eleições. Em isso ocorrendo já terá sido um grande avanço, pois em 2020 o hoje ministro Márcio Macedo (PT) obteve apenas 9,55% dos votos e ficou pelo caminho na disputa vencida pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Os vermelhinhos também rezam para que a novata Candisse tenha mais sorte do que o marido dela, senador Rogério Carvalho (PT), derrotado em 2022 nas eleições para o governo de Sergipe. Crendeuspai!

Pise no freio

O Sindipetro e Sindiquímica da Bahia solicitou que ao grupo Unigel não promova mais demissões em seu quadro de pessoal até os líderes sindicais se reunirem com a Petrobras. “Vamos solicitar mais informações sobre o futuro das fábricas de fertilizantes de Sergipe e da Bahia.  A empresa se comprometeu em segurar as demissões até o próximo dia 29”, informou a fonte. Vale lembrar, porém, que a Unigel fez um acordo de recuperação extrajudicial na semana passada, portanto, após o entendimento fechado com o sindicato. Essa informação é do blog Primeira Mão, editado pelo jornalista Eugênio Nascimento. Aff Maria!

Festa de filiação

O Partido Progressista realiza, na próxima sexta-feira, um evento no Centro de Convenções de Aracaju para homologar as fichas dos novos filiados, principalmente daqueles que pretendem disputar as eleições municipais deste ano. De acordo com o mandachuva do PP em Sergipe, senador Laércio Oliveira, já confirmaram presenças no evento político o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, e a senadora pepista Tereza Cristina.  Ah, bom!

Brilhar como estrela

E a deputada estadual Linda Brasil (Psol) ainda não se conformou por ter sido rifada na disputa interna pela condição de concorrer à Prefeitura de Aracaju. Segundo a distinta, os psolistas contrários à sua pretensão alegaram que ela é uma estrela: “Então irei brilhar e incomodar cada vez mais”, promete. Sem citar nomes, a deputada garante que o boicote ao nome dela partiu “do pessoal que veio de um partido que tem como símbolo uma estrela”. Estaria Linda se referindo ao ex-deputado estadual Iran Barbosa, ex-petista que migrou para o Psol? Misericórdia!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 13 de abril de 1896.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *