Catálogo traz plantas usadas nas religiões de matriz africana
21 de abril de 2024
Academia da Cidade promove mais qualidade de vida
21 de abril de 2024
Exibir tudo

Embalagem têm que exibir malefícios de produtos

Os alimentos e bebidas devem apresentar um selo frontal em forma de lupa na embalagem

Após três anos e meio de disputas judiciais contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a indústria alimentícia tem até essa segunda-feira (22), para se adequar à nova regulamentação da rotulagem da lupa nos alimentos, que estipula a apresentação de um selo indicando altos níveis de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada, além de uma tabela nutricional atualizada na maioria dos alimentos e bebidas processados e ultraprocessados.

Esses alimentos e bebidas com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e/ou sódio devem apresentar um selo frontal em forma de lupa na embalagem. Acompanhado da frase “alto em”, o selo alerta o consumidor sobre a presença excessiva desses nutrientes, que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão. Todos os produtos alimentícios também devem apresentar a nova tabela de informação nutricional, que inclui a porção por 100ml ou 100g.

A medida, definida pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 429/2020 e Instrução Normativa (IN) nº 75/2020 da Anvisa, tem como objetivo facilitar a comparação entre produtos e auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis. “Isso é positivo para a população, que tem olhado com mais ateção para os rótulos”, diz Laís Amaral, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.

Como denunciar

Produtos com suspeitas de irregularidades devem ser denunciados à Vigilância Sanitária mais próxima do consumidor ou para o e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br. As denúncias também podem ser feitas ao Procon, Ministério Público e Idec.

Fonte: Revista Fórum (Foto: Reprodução Jornal da USP)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *