Armas bancas são encontradas em presídio de Sergipe
6 de junho de 2018
Laércio trabalha pela instalação de uma fábrica em Carira
8 de junho de 2018
Exibir tudo

Edise lança livro sobre os jogos Olímpicos e Paraolímpicos

Os dois volumes serão lançados no dia 13 de junho de 2018, no Museu da Gente Sergipana

O novo lançamento da Editoria Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise, ‘IV Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos – Diferentes olhares sobre os Jogos Rio 2016: a mídia, os profissionais e os espectadores’, volume I e II, dos organizadores Ailton Fernando Santana de Oliveira e Marcelo de Castro Haiachi discute a concepção, construção e execução de um megaevento esportivo a partir da experiência de vários profissionais.

Os dois volumes serão lançados no dia 13 de junho de 2018, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, a partir das 18h. Antes do lançamento haverá uma palestra com o tema ‘Jogos Rio 2016: Sobre os olhares dos autores sergipanos’, ministrada pelos autores que ajudaram na construção do livro. A palestra inicia às 16h, do dia 13, no auditório do Museu.

A obra que está dividida em dois volumes, é composta por 36 capítulos, apresentados por 63 autores. O primeiro volume trata de capítulos introdutórios, com questões gerais sobre os jogos e megaeventos esportivos; o olhar da mídia; e diferentes experiências profissionais. Neste volume há 20 artigos.  O segundo volume aborda a temática relativa aos profissionais envolvidos – voluntários, gestores e treinadores; além do olhar dos espectadores, em artigos apresentados por 16 colaboradores.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe, Ricardo Roriz, o portfólio da Edise segue a orientação do governador, Belivaldo Chagas em diversificar os temas. “Contamos com uma variedade de temas, assim como as grandes editoras, pois acreditamos que a pluralidade chega aos mais diversos públicos”.

O organizador do livro, prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe, Ailton Fernando Santana de Oliveira conta como surgiu a idéia de organizar a obra. “Durante o evento na Casa Brasil, em plena realização dos jogos, eu e o prof. Dr. Marcelo Haiachi, junto com o grupo de pesquisa SCENARIOS, decidimos assumir a materialização de uma obra que reunisse e compartilhasse saberes e experiências de diversos atores envolvidos nos jogos Rio 2016, e dessa forma pudesse contribuir na gestão do conhecimento para análise sobre o evento”.

Para o prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe, Marcelo de Castro Haiachi, na vida tudo tem dois lados e é preciso apurar o olhar e trazer a tona diferentes aspectos. “Estas lentes diferentes sobre o megaevento é que procuramos através desta obra, apresentar, na perspectiva de promover uma reflexão sobre o que realmente aconteceu neste período emblemático de realização dos Jogos Rio 2016”.

Segundo o secretário do Estado de Esporte, Lazer e da Juventude, Antônio Hora Filho, a obra também passa pela história, evolução, mudanças, dopping, participação das emissoras de rádio e comunicação, bem como das novas tecnologias, a participação do governo e todos os aspectos possíveis que envolvem a realização de um evento esportivo. “Uma rica e significativa contribuição para a historiografia e história do esporte nacional”.

Texto e foto: Ascom/Edise

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *