Seja Digital ainda distribui kits gratuitos para TV digital
11 de junho de 2018
Cão sem dono
11 de junho de 2018
Exibir tudo

Edise lança livro sobre os jogos Olímpicos e Paraolímpicos

Os dois volumes serão lançados no dia 13 de junho de 2018, no Museu da Gente Sergipana

O novo lançamento da Editoria Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise, ‘IV Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos – Diferentes olhares sobre os Jogos Rio 2016: a mídia, os profissionais e os espectadores’, volume I e II, dos organizadores Ailton Fernando Santana de Oliveira e Marcelo de Castro Haiachi discute a concepção, construção e execução de um megaevento esportivo a partir da experiência de vários profissionais.

Os dois volumes serão lançados no dia 13 de junho de 2018, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, a partir das 18h. Antes do lançamento haverá uma palestra com o tema ‘Jogos Rio 2016: Sobre os olhares dos autores sergipanos’, ministrada pelos autores que ajudaram na construção do livro. A palestra inicia às 16h, do dia 13, no auditório do Museu.

A obra que está dividida em dois volumes, é composta por 36 capítulos, apresentados por 63 autores. O primeiro volume trata de capítulos introdutórios, com questões gerais sobre os jogos e megaeventos esportivos; o olhar da mídia; e diferentes experiências profissionais. Neste volume há 20 artigos.  O segundo volume aborda a temática relativa aos profissionais envolvidos – voluntários, gestores e treinadores; além do olhar dos espectadores, em artigos apresentados por 16 colaboradores.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe, Ricardo Roriz, o portfólio da Edise segue a orientação do governador, Belivaldo Chagas em diversificar os temas. “Contamos com uma variedade de temas, assim como as grandes editoras, pois acreditamos que a pluralidade chega aos mais diversos públicos”.

O organizador do livro, prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe, Ailton Fernando Santana de Oliveira conta como surgiu a idéia de organizar a obra. “Durante o evento na Casa Brasil, em plena realização dos jogos, eu e o prof. Dr. Marcelo Haiachi, junto com o grupo de pesquisa SCENARIOS, decidimos assumir a materialização de uma obra que reunisse e compartilhasse saberes e experiências de diversos atores envolvidos nos jogos Rio 2016, e dessa forma pudesse contribuir na gestão do conhecimento para análise sobre o evento”.

Para o prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe, Marcelo de Castro Haiachi, na vida tudo tem dois lados e é preciso apurar o olhar e trazer a tona diferentes aspectos. “Estas lentes diferentes sobre o megaevento é que procuramos através desta obra, apresentar, na perspectiva de promover uma reflexão sobre o que realmente aconteceu neste período emblemático de realização dos Jogos Rio 2016”.

Segundo o secretário do Estado de Esporte, Lazer e da Juventude, Antônio Hora Filho, a obra também passa pela história, evolução, mudanças, dopping, participação das emissoras de rádio e comunicação, bem como das novas tecnologias, a participação do governo e todos os aspectos possíveis que envolvem a realização de um evento esportivo. “Uma rica e significativa contribuição para a historiografia e história do esporte nacional”.

Texto e foto: Ascom/Edise

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *