MPF pede à Polícia que impeça aglomerações
15 de abril de 2020
Assembleia aprova calamidade para 75 municípios de Sergipe
15 de abril de 2020
Exibir tudo

Ebserh contrata para hospital de campanha em Lagarto

Hospital Universitário de Lagarto instalará um hospital de campanha

O Hospital Universitário de Lagarto instalará um hospital de campanha e ofertará mais leitos para o cuidado e assistência a pacientes acometidos pelo coronavírus. O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que contratará os profissionais a partir desta quinta-feira, dia 16 de abril.

O hospital provisório ficará anexo à unidade hospitalar e contará com 20 leitos de média complexidade, que se somarão aos 46 leitos já abertos através da Unidade de Doenças Respiratórias (16 leitos para pacientes suspeitos e 30 leitos para pacientes confirmados), em funcionamento desde o início de abril.

Será erguido com estruturas metálicas, divisórias com laminado estrutural e cobertura e laterais em lona. Contará também com sala de espera, consultório, posto de enfermagem, sala de acolhimento, antecâmara de paramentação, antecâmara de desparamentação, vestiário, área para repouso de profissionais, além de área de conexão e acesso com o HUL.

A equipe médica e assistencial que atuará no novo espaço de atendimento será formada por profissionais que serão convocados através de processo seletivo específico realizado pela Ebserh.

O hospital de campanha do HUL será entregue até o próximo mês, com investimento da ordem de R$ 2,5 milhões em infraestrutura, além de R$ 1,5 milhão destinado a equipamentos. Recursos viabilizados pela Ebserh.

Compromisso de gestão

O vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Valter Joviniano de Santana, destaca que, além de já executar uma assistência adequada e manter sua condição de hospital escola, o HUL agora presta a assistência necessária aos pacientes acometidos com a covid-19. “Além da adaptação interna, com a criação da Unidade de Doenças Respiratórias, essa instalação de leitos provisórios deixará o HUL melhor preparado para esse enfrentamento, diminuindo a possibilidade de saturação de leitos em caso de aumento abrupto do número de pacientes que necessitem de internamento”.

“Sem dúvida, a estruturação desses espaços irá salvar muitas vidas”, ressalta. “No momento em que a rede de saúde precisa ser fortalecida devido à pandemia covid-19, o HUL se apresenta como parceiro do Governo do Estado nesse enfrentamento, sendo indicado como uma das unidades de referência para a população”, diz.

“Parabenizo toda equipe do HUL pelas as ações desenvolvidas em benefício da sociedade sergipana, bem como a Ebsehr, parceira da UFS na gestão dos hospitais universitários, pelo apoio na concretização dessa iniciativa”, complementa.

Para o professor Manoel Cerqueira Neto, superintendente do HUL, a iniciativa favorece a região de saúde de Lagarto envolvendo e agregando todas as secretarias de saúde da regional. “Para o caso de a unidade ser eventualmente demandada para o atendimento de pacientes aqui da região Centro Sul de Sergipe”, comenta. “Como Hospital Universitário é nosso dever servir à população, papel que a Universidade Federal de Sergipe tem orgulho em fazer, além do ensino, pesquisa e extensão”, finaliza.

Os hospitais de campanha ajudam principalmente a desafogar a demanda por leitos para pacientes com Covid-19 de média complexidade, ou seja, usuários que devem permanecer internados, mas que dispensam a necessidade imediata de tratamento intensivo. Normalmente são utilizados para provisão de cuidados temporários de saúde em situações emergenciais, como é o caso da atual pandemia pela COVID-19.

(Com Marcelo Sandes, Unidade de Comunicação do HUL)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *