Sem um líder forte, governistas caminham para um racha em Aracaju
28 de março de 2024
Peixe da moqueca ainda pode ser comprado
29 de março de 2024
Exibir tudo

É pecado comer carne vermelha na Sexta-Feira da Paixão?

Para alguns padres, não comer carne na Sexta-Feira da Paixão objetiva praticar a caridade

Diferente do que muitos pensam, não existe nenhuma recomendação bíblica para não se comer carne na Sexta-Feira da Paixão. Na verdade, o que impede consumir tão nobre alimento é a carestia. Segundo a Bíblia, pecado é algo moral, é a transgressão voluntária da lei de Deus, a exemplo da avareza, da inveja da pedofilia, etc. O site Bíblica.Com.Br revela que “a quarta-feira de cinzas é uma tradição católica sem apoio das Escrituras Sagradas, e a abstenção de carne nesse dia, assim como na Sexta-Feira Santa, são práticas que a igreja católica impõe, mas não há fundamento bíblico para tal obrigatoriedade”.

No entendimento de alguns padres, não comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão é uma questão de praticar a caridade. Ouvidos pelo portal Uol, estes religiosos disseram que “a carne sempre foi um alimento caro e, por meio da abstinência, a pessoa era levada a colocar em prática a caridade e a ajudar outras pessoas”. Subtende-se, portanto, que como algumas espécies de peixes estão bem mais caras do que a carne vermelha, quem pretender economizar para praticar a caridade, ajudando ao próximo, deve trocar o pescado pela carne.

Pequeno sacrifício

Segundo o site Metamorfose Cristã, quando fala em “carne”, o Código de Direito Canônico da Igreja Católica não diz “carne de boi”, “carne vermelha”, “carne branca” e muito menos libera carne de peixes e de outros animais. No entanto, diz que o fiel pode se abster de carne, desde que isso signifique um pequeno sacrifício. Logo então peixe tem carne? Qual a lógica nisso? E o site faz nova indagação: Quer dizer então que aquele pai de família que não tendo dinheiro para comprar o peixe, vendido por um valor absurdo nesta época devido esta tradição, será condenado junto com seus filhos se comerem carne, sendo que não tinham condições de comprar peixe? Comida e bebida nunca tornaram ninguém mais santo nem menos santo. O que nos santifica é a palavra de Deus quando praticada corretamente”, ensina o Metamorfose Cristã.

Igreja inábil

Por sua vez, o artigo “Deve-se comer carne na sexta-feira?” publicado no site wol.jw.org, afirma que “a inabilidade da Igreja de explicar biblicamente sua posição torna evidente um fato importante: A Igreja Católica não baseia seus ensinos no que diz a Palavra de Deus. Antes, alicerçou muitas de suas crenças e práticas em instáveis tradições humanas”.

E o artigo prossegue: “Isto é obviamente verídico com respeito à abstinência de carne na sexta-feira. Pois, procure onde quiser, em parte alguma da Bíblia achará terem sido os cristãos instruídos a deixar de comer carne em qualquer sexta-feira do ano, ou em qualquer outro dia. Não é requisito de Deus. Com efeito, a edição católica da Versão Normal Revisada da Bíblia (em inglês) afirma que ordenar ou mandar ‘a abstinência dos alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graça’ é evidência do desvio da fé”, concluiu.

Foto: GF

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *