Senac oferece 12 novos cursos de gastronomia em Sergipe
10 de janeiro de 2020
Cães são treinados pela Polícia para detectar drogas
10 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Defeso do caranguejo começou hoje

Durante o defeso ficam proibidas a captura, o transporte e o beneficiamento do crustáceo

Deste sábado (11) até quinta-feira próxima (16), está proibida a captura do caranguejo-uçá. A medida visa à proteção da espécie em seu período reprodutivo, conhecido como andada, que corresponde a fases da Lua cheia. O próximo defeso estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acontecerá de 10 a 15 de março deste ano. A proibição vai além da captura, valendo também para transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie.

É durante a andada que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. De acordo com o Mapa, “as pessoas físicas ou jurídicas que atuam na manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da espécie nesses estados poderão realizar essas atividades durante a andada, desde que forneçam, até o último dia útil que antecede cada período, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes”.

O transporte e a comercialização dos produtos declarados deverão estar acompanhados, desde a origem até o destino final, de Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo Ibama, após comprovação de estoque. Caranguejos-uçá apreendidos vivos em situação irregular serão devolvidos a seu habitat. A infração pode resultar em uma pena de até três anos de reclusão e multa.

Texto atualizado às 7h deste sábado (11)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *