Prefeitura de Aracaju paga hoje os salários deste mês
27 de outubro de 2022
A farsa da política econômica atual
27 de outubro de 2022
Exibir tudo

Debate na TV tem pouca serventia

Por Adiberto de Souza *

O debate promovido hoje pela TV Sergipe entre os dois candidatos a governador terá pouca serventia nesta disputa eleitoral. Realizado tarde da noite, o confronto de ideias entre Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) não será assistido pela grande maioria dos trabalhadores, que acordam muito cedo para começar a labuta diária. Ademais, as regras da Rede Globo travam o debate, justamente para impedir discussões mais acaloradas entre os contendores. Ressalte-se ainda que os candidatos vão repetir o que vêm dizendo durante toda a campanha. Naturalmente, farão acusações um ao outro, porém nada que contribua para mudar o voto do eleitor já decidido, nem ajudar quem está na dúvida se definir. Na verdade, esses debates televisivos só são bons para as emissoras, que ganham em audiência e faturam com anunciantes. Os telespectadores acabam se frustrando ao final da insossa pendenga verbal. Cansados da estafante campanha, Rogério e Mitidieri vão apenas cumprir mais uma obrigação da agenda antes de chegar a hora de a onça beber água. Home vôte!

Guarda armada

A Guarda Municipal de Itabaiana vai poder usar arma de fogo durante o trabalho. O primeiro passo nessa direção foi dado ontem, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Federal e a Prefeitura daquele município sergipano. “Agora a nossa Guarda estará totalmente equipada. Em termos de segurança, a cidade avança cada vez mais. Já contamos com as câmeras inteligentes e as barreiras digitais, que monitoram diuturnamente o centro e as fronteiras da nossa cidade”, afirmou o prefeito Adailton Sousa (PL). Ah, bom!

PTB já era

O PTB e o Patriota acabam de morrer abraçados tal qual afogados. Os restos mortais das duas legendas serviram para fundar o partido Mais Brasil 25. Após ter a fusão homologada pela Justiça Eleitoral, a nova sigla terá direito aos recursos do fundo partidário e espaço no horário eleitoral. O PTB sergipano morre sob o comando do advogado João Fontes, que tem desfilado como o maior pé frio desta campanha. O fidalgo teve a candidatura a governador abortada, não se “elegeu” suplente de senador, seu candidato Valmir de Francisquinho (PL) foi impedido de disputar o governo de Sergipe e, de quebra, o PTB morreu vítima de inanição eleitoral. Misericórdia!

Mitidieri no estaleiro

E quem baixou ao hospital foi o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Estafado do repuxo da campanha, o fidalgo sentiu-se mal ontem, enquanto cumpria uma agenda política. Levado às pressas a um hospital particular, Mitidieri foi orientado a permanecer internado para estabilizar o quadro. Por sugestão dos médicos, o candidato deve pisar no freio nesta reta final da disputa eleitoral, pois seu problema é cansaço, provocado pelo excesso de atividades neste 2º turno da campanha. É impossível dizer agora se a interrupção das atividades por problemas de saúde pode afetar negativa ou positivamente o candidato nesta reta final. Melhoras!

É Rogério e Bolsonaro

Este 2º turno das eleições lembra aquele indigesto sarapatel de coruja. Tem político bolsonarista votando em Lula, tem petista apoiando Fábio Mitidieri (PSD), além de muitos outros que, por falta de opção, vão trocar as eleições pela praia. Aff! O deputado federal Bosco Costa (PL), por exemplo, vota em candidatos de partidos diferentes. Para presidente, o ilustre é Jair Bolsonaro e ninguém tasca, porém para governador nada o impedirá de votar em Rogério Carvalho (PT). E Bosco não apenas vota no petista como faz campanha forte para vê-lo eleito. Quase todos os dias, o deputado faz corpo-a-corpo para eleger seu candidato petista. Então, tá!

Bico seco em Itabaiana

Assim como ocorreu no 1º turno, a “Lei seca” voltará a ser exercida em Itabaiana nas eleições de domingo próximo. Portaria da magistrada Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande proíbe a venda e ingestão de bebidas alcóolicas naquele município a partir de sábado agora. Portanto, estarão proibidos de funcionar, entre sábado à noite e às 6h da segunda-feira, bares e estabelecimentos congêneres que vendem água que passarinho não bebe. A fiscalização caberá à Polícia. Aviso aos pinguços de Itabaiana: abram os olhos para não passar o próximo domingo vendo o sol nascer quadrado. Creindeuspai!

Política de compadrio

Enquanto não se mudar a relação de compadrio entre muitas prefeituras e empresas de ônibus a população não terá um sistema de transporte coletivo digno. Antes de pensar em conceder reajustes da passagem, os gestores municipais deveriam primeiro exigir das concessionárias que ofereçam um serviço de qualidade. Quando isso acontecer, o povo usará mais os ônibus, aumentando o faturamento das empresas sem a necessidade de reajustar a tarifa. É nesta direção que devem funcionar os relógios dos prefeitos. O contrário disso é agir contra o povo para apadrinhar empresários de ônibus. Só Jesus na causa!

Apaga velinhas

Podem parabenizar hoje o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ilustre está completando 77 anos de vida nesta quinta-feira. Ele espera que o seu melhor presente seja a sua eleição para a Presidência da República. Para marcar a passagem da data, o PT sergipano organizou um “parabéns para você” na sede do partido, em Aracaju. Entre os que já confirmaram presenças no comes e bebes estão o candidato a governador Rogério Carvalho (PT) e a filha do aniversariante, Lurian Lula, que mora na capital sergipana desde 2019. Ah, bom!

Pesquisas cegam

É bom o cidadão ficar atento, pois muitas das pesquisas divulgadas por aí são feitas visando unicamente cegar o eleitorado. Claro que há exceções! É comum candidatos majoritários divulgarem índices que lhe são favoráveis, causando grande confusão na cabeça da população. Não se quer aqui condenar a importância desse instrumento científico, porém é preciso avaliá-lo com critério para não “comprar” gato por lebre. Uma consulta de opinião direcionada afronta o eleitor e traz graves prejuízos à sociedade, vez que influencia no processo de escolha. Portanto, o sergipano precisa fazer uma avaliação pessoal de cada candidato antes de se definir em quem vai votar. Fique ligado!

Pau no lombo do governo

E o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), é o principal crítico do governador Belivaldo Chagas (PSD) e do candidato ao governo Fábio Mitidieri (PSD). Eleitor de Rogério Carvalho (PT), o itabaianense culpa os dois pessedista pela impugnação de sua candidatura ao Executivo sergipano. Por isso mesmo, trabalha para derrotar Mitidieri nas eleições de domingo. Em uma de suas críticas aos adversários, Francisquinho lamenta que, “diante de tantas riquezas que o nosso estado possui, o governo de Fábio e Belivaldo não consegue melhorar a vida dos sergipanos. Você aprova tudo isso que está aí?”, questiona. Marminino!

Tropa do barulho

De um bebinho sobre o fato de o presidente Jair Bolsonaro (PL) trata os filhos por Zero Um, Zero Dois e Zero Três: “E quem é o Recruta Zero da família? Seria o pai do barulhento trio?”. Danôsse!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 19 de fevereiro de 1897.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *