Começa recuperação da ponte de Pirambu
26 de novembro de 2019
Governo de Sergipe começa a pagar folha na próxima sexta
26 de novembro de 2019
Exibir tudo

Daniel diz que Congresso nem discutirá GLO do campo

João Daniel perdeu a vaga no voto para Marília Arraes

Por Marcos Cardoso

O deputado federal João Daniel (PT-SE) acredita que não há clima político no Congresso Nacional para o governo de Jair Bolsonaro aprovar projetos de lei criando uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) do campo, com o objetivo de fazer reintegração de posse em áreas rurais, e o excludente de ilicitude, que livra o militar de responder quando disparar sua arma durante uma ação.

Para o deputado, o presidente quer legalizar a matança no campo. “Querem se antecipar e legalizar o que já está ocorrendo. Porque já está ocorrendo. Mas estamos adotando todas as ações possíveis para não permitir e acreditamos que ele não possui o apoio necessário para aprovar. Aliás, a Câmara e o Senado não colocarão em discussão esses temas”, disse.

As operações de GLO são adotadas em situações graves de perturbação da ordem em que se esgotam as possibilidades de ação das forças tradicionais de segurança pública dos estados e são realizadas exclusivamente por ordem da Presidência da República.

João Daniel lembrou que Bolsonaro quer endurecer o ataque aos trabalhadores rurais, aos índios e quilombolas justamente num momento em que as ocupações no campo diminuíram. Diminuição que acontece não por receio dos movimento sociais, garante ele.

“Os movimentos não estão dando chance para o governo fazer o que tem interesse. Os movimentos têm clareza disso e não vão agir na provocação”, garantiu. “Nada disso é estranho para nós, porque Bolsonaro sempre foi um antidemocrata que usou a democracia para se promover, mas ele ama a ditadura, tem como ídolos os torturadores e ditadores”.

João Daniel defende que o enfrentamento tem que se dar no campo político. “Vamos criar as condições políticas para mudar esse quadro”, afirmou.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *