Evite três praias em Sergipe
1 de novembro de 2015
TCE pode perder autoridade para julgar corruptos
1 de novembro de 2015
Exibir tudo

Cresce venda de alimentos orgânicos em Aracaju

Aumento do consumo tem ajudado a baratear os produtos orgâmicos

Os sergipanos têm consumido cada vez mais alimentos orgânicos, que são produzidos sem o uso de adubos químicos, defensivos ou agrotóxicos.  A informação é do agricultor José Firmino Oliveira, o “Zé de Rufino”, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos do Agreste (Aspoagre). Ele não esconde a satisfação com o bom movimento de consumidores no mais recente ponto de vendas instalado pela Associação no bairro Treze de Julho, em Aracaju: “Escolhemos esta área da capital por conta o grande número de prédios residenciais e a ausência de qualquer estabelecimento destinado à venda de produtos orgânicos”, explica “Zé de Rufino”.

A Aspoagre tem 16 associados de Itabaiana e em outros 14 municípios produtores de alimentos orgânicos. O presidente da associação não sabe o volume deste tipo de hortifrutis produzido no agreste sergipano, mas revela que a produção tem aumentado a cada dia graças ao crescimento da procura. “Os consumidores são nossos grandes parceiro. Como eles estão consumindo muito, a gente tem que plantar mais e isso resulta na queda do preço. Hoje, já é possível comprar produtos orgânicos praticamente pelo mesmo preço dos convencionais, que aqueles que recebem agrotóxico”, afirma.

De acordo com o presidente, a instalação do ponto de vendas no charmoso bairro Treze de Julho só foi possível graças a aquisição de um caminhão baú refrigerado, que possibilita o transporte dos alimentos recolhidos em Itabaiana, Malhador e Areia Branca. O veículo foi comprado com recursos da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Este caminhão foi uma grandeza para a nossa comercialização. É ele que nos possibilita trazer do interior os alimentos fresquinhos para vender em Aracaju”, comemora “Zé de Rufino”.

Política de incentivo

Segundo Aída Santana, coordenadora de Inclusão e Assistência Social da Seidh, o repasse de recursos para a compra do caminhão baú refrigerado faz parte da política de incentivos aos pequenos produtores rurais e à própria agricultura familiar. “Através dessa ação, estão sendo beneficiadas diversas famílias. E agora nós estamos vendo os resultados, traduzidos na expansão dos serviços, e na satisfação dos agricultores que conseguiram instalar uma loja de produtos orgânicos numa área nobre de Aracaju, trazendo produtos saudáveis para a população”, afirma Aída.

Certificados pelo Instituto Biodinâmico, os produtores da Aspoagre comercializam seus orgânicos na quarta-feira na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, próximo ao Parque da Sementeira, em Aracaju. Os pontos de vendas da avenida Francisco Porto e da rua Homero Oliveira, no bairro Treze de Julho, funcionam de segunda à sexta, das 6h às 12h e 14h às 18h; e aos sábados das 8 às 12h. Às quartas-feiras, o estabelecimento da Francisco Porto funciona ininterruptamente, sem intervalo para o almoço.

Respeito à terra

O cultivo orgânico é um sistema de produção agrícola ecológico e sustentável, baseado na preservação e no respeito à terra, ao meio ambiente e ao homem. Este sistema é centrado no ser humano e a base da sustentabilidade é o solo. Praticar agricultura orgânica ou com base agroecológica é, além de tudo, um novo modo de pensar e de se relacionar com as pessoas e com a natureza. Uma horta orgânica não usa agrotóxicos, adubos químicos, sementes transgênicas, antibióticos e outros produtos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

Texto Adiberto de Souza (Crédito/Secom do Governo de Sergipe)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *