Edise participa do Simpósio Nacional de História
15 de julho de 2015
Semarh reúne prefeitos para dialogar sobre o PAD
16 de julho de 2015
Exibir tudo

Cresce a fatia de inadimplentes com mais de 61 anos

De janeiro a abril, o total de pessoas com alguma conta em atraso foi 12,3%

Estudo da Serasa Experian sobre a inadimplência por idade revela que a fatia de inadimplentes acima dos 61 anos apresentou o maior crescimento em maio de 2015 em relação a maio de 2014, subindo de 11,8% para 12,2%. Além deste, apenas o grupo representado por pessoas entre 36 e 40 anos também teve aumento da fatia de inadimplentes, porém, menos representativo, saindo de 12,2% para 12,5%. O estudo foi feito O estudo foi desenvolvido pela área de big data da Serasa Experian.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento do volume de crédito consignado concedido de 2014 para 2015 é um dos fatores que impulsionaram o aumento da fatia de inadimplentes com 61 anos ou mais. Como este tipo de crédito oferece menos risco ao banco, há mais facilidade de concessão com relação a outras linhas de crédito. Por isso, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, muitas famílias recorrem a empréstimos como este.

A grande maioria dos aposentados não alcança o objetivo de uma vida tranquila porque não se planeja com antecedência. Segundo o Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014, elaborado pelo SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, e IBOPE Inteligência, 62% dos jovens de 16 a 24 anos não fazem nenhum tipo de contribuição para a aposentadoria, uma cultura que, segundo os especialistas em finanças, deveria mudar.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *