Dólar nas alturas
14 de novembro de 2019
Governo de saia
15 de novembro de 2019
Exibir tudo

Cortejos animam o Festival de Arte de São Cristóvão

Os grupos saem da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em direção à Praça da Matriz

Até o próximo domingo a quarta cidade mais antiga do país será palco de uma efervescência cultural. Neste período, as ruas da cidade histórica serão tomadas por espetáculos de teatro, música, intervenções artísticas, literárias e os tradicionais cortejos de grupos folclóricos que acontecem durante os quatro dias do 36° Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

Ao todo serão realizados 17 cortejos, entre filarmônicas, grupos folclóricos e de percussão, e outras representações artístico-culturais do estado. A abertura destas atividades aconteceu nesta quinta-feira.

Na sexta-feira agora, a partir das 15h, uma das filarmônicas que desfilam pelas ruas da Cidade Mãe é a União Lira Paulistana (ULP), da cidade de Frei Paulo. Fundada há 143 anos, a instituição é composta atualmente por 250 integrantes, sendo que 60 deles fazem parte da banda que se apresentará no FASC. Pela primeira vez se apresentando no Festival, o grupo trará músicas cívicas e canções que fazem parte da Música Popular Brasileira (MPB) como repertório para esta apresentação. “Para nós é uma felicidade imensa levar a cultura frei paulistana para o Festival, podendo mostrar um pouco da nossa tradição. É uma honra para nosso grupo”, declarou o maestro Juvenilson Menezes.

No sábado e no domingo será a vez dos tradicionais grupos folclóricos passearem pelas ruas e ladeiras da cidade histórica. Marcarão presença nesta edição do FASC grupos como: Taieras de São Cristóvão, Maracatu Asèd Orí, Afoxé di Preto, Reisado de Satú e Samba de Coco da Paz.

Tradição

Os grupos sairão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em direção à Praça da Matriz, e segundo a coordenadora da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), o município dará todo o suporte durante o cortejo, assim como no transporte dos grupos.  “A Prefeitura estará buscando os grupos da cidade e algumas das atrações de outros locais virão por meio da nossa prefeitura e também através das prefeituras dos seus municípios”, informou.

Confira a programação dos cortejos

SEXTA (15)

 Filarmônica União Lira Paulistana de Frei Paulo – 15h

 Filarmônica Pereira Leite de Itabaiana – 15h30

Filarmônica Nossa Senhora do Rosário – 16h

SÁBADO (16)

Batala- 14h

Chegança Feminina de São Cristóvão – 14h30

Taieras de São Cristóvão – 15h

Maracatu Ased Ori – 15h30

Samba de Coco da Ilha – 16h

DOMINGO (17)

Zabumbeiros de Vó Lurdes – 14h30

Reisado de Satú – 15h

Samba de coco da paz – 15h30

Afoxé di preto – 16h

Texto e foto: Secom/PMSC

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *