Luciano Bispo prestigia posse na Unale
10 de fevereiro de 2020
Pesquisadora da Unit participa de programa da Globo News
10 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Coroa do Meio, uma das praias mais perigosas de Aracaju

A extensão de praia da Coroa do Meio até os Arcos da Orla é muito perigosa

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe confirma que o local onde há os maiores registros de afogamento em Aracaju se concentra na faixa de praia que vai do bairro Coroa do Meio até as proximidades dos Arcos da Orla, na praia de Atalaia. Na praia da Coroa do Meio, próximo à margem, uma equipe de mergulho do CBMS já encontrou pontos com aproximadamente 30 metros de profundidade.

Para evitar os afogamentos, o Corpo de Bombeiros coloca bandeirolas vermelhas para indicar a existência de buracos e forte correnteza, mas muitos ignoram os avisos de perigo. O que torna essa faixa de mar tão perigosa é a forte influência do rio no comportamento da areia da praia. A areia é transportada pelas águas que provocam aquelas “piscinas”, que são formadas quando a maré está baixa, onde as crianças geralmente ficam. Mas quando a maré está alta, as “piscina” se torna um perigo, daí é o momento onde são colocadas as bandeirolas para sinalizar a ameaça.

Primeiros socorros

De acordo com o Corpo de Bombeiros, é muito comum um banhista querer ajudar alguém que está se afogando, sobretudo quando se trata de idosos e crianças. Os guarda-vidas solicitam que os banhistas entrem em contato com o bombeiro porque sempre haverá uma dupla de bombeiros nos arcos da orla e na Coroa do Meio. Se algum banhista entrar para fazer o socorro de alguma pessoa, ele deve ter autoconhecimento para não se colocar em risco.

Atendimento ao afogado

Cerca de 90% das vítimas que são atendidas pelos bombeiros não precisam de atendimento médico porque foram resgatados no princípio do afogamento. Normalmente, a vítima está falante, pedindo socorro e este socorro chega de imediato, seja pelos bombeiros ou por banhistas que estejam no local. Na maioria das vezes, as vítimas são crianças ou idosos. Como na praia da Coroa do Meio os buracos estão próximos das margens, as pessoas que tem menos agilidade motora são as principais vítimas.

Cuidados a serem tomados

* Os responsáveis devem verificar o local onde vão ficar na praia.

* Nunca deixar as crianças sem supervisão e não ficar muito longe delas, pois elas podem ter o impulso de entrar na água se ocorrer um princípio de afogamento.

* Observar se há guarda-vidas no local. Se não houver, verificar se aquele local é propício para banho. Como? Entrando na água, de forma lenta, e observando.

Existe um local onde as ondas se quebram, deixando aquela espuma branca. Mas, se você observar, existem locais onde não tem a quebra da onda. Esses locais onde não quebra a onda e não forma espuma são mais profundos que o restante ao redor.

Fonte: SSP (Crédito/G1-SE)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *