Negros e pardos não se acham representados
20 de novembro de 2019
Sindipetro é contra fechar a sede da Petrobras
20 de novembro de 2019
Exibir tudo

Conselhos são contra PEC sobre registro profissional

Representantes dos diversos Conselhos definiram estratégia de luta contra a PEC

Lideranças e presidentes de Conselhos Profissionais debateram a PEC 108/2019, que prevê a transformação dos conselhos de classe em entidades privadas e o fim da obrigatoriedade de registro dos profissionais. Foi durante uma reunião na sede do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região (CRP19), em Aracaju.

Inicialmente, as lideranças fizeram uma exposição sobre as estratégias adotadas, até então, por cada conselho no combate ao Projeto de Emenda Constitucional 108/2019. A MP proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ameaça desregulamentar as atividades profissionais alcançadas por 32 Conselhos Federais. Em um segundo momento foi discutida uma linha de atuação conjunta.

Entre as deliberações ficou definido que será instituído o Fórum Regional de Conselhos Profissionais de Sergipe para atuar junto aos deputados estaduais, federais e senadores sergipanos para criar uma pauta comum visando barrar a PEC. O grupo decidiu ainda criar uma campanha para chamar a atenção da sociedade sobre as consequências nocivas da extinção dos conselhos. Na próxima reunião, marcada para o dia nove de dezembro, no auditório do CRECI/SE, em Aracaju, serão definidos os membros da coordenação do Fórum e os primeiros encaminhamentos das articulações conjuntas do grupo que pretende reunir todas as categorias em Sergipe.

Quem participou

Participaram do encontro, de iniciativa do CRP19, Jader de Farias Neto, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-17); Bruno Barreto, membro da Comissão de Exercício Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SE),  Conselheiro Ivandro Mendes de Oliveira, do Conselho Regional de Economia (CORECON); Gilson Dória, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF-20), Sérgio Sobral, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Cloves Nascimento Alcântara, Diretor Tesoureiro e  Renato Alves da Silva, Diretor Suplente do Conselho Regional de Representantes Comerciais (CORE/SE), a diretoria do CRP19, Conselheiros Presidente Naldson Melo, Vice Presidente Jameson Pereira, Tesoureiro Alberto Orge e o Secretário André Madarino, além da assessora Jurídica Roberta Torres e o gerente administrativo Henrique Mendonça.

Fonte e foto: Ascom/CRP

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *