Dia seguinte
18 de abril de 2016
Sancionada Lei que proíbe revista íntima em trabalhadores
18 de abril de 2016
Exibir tudo

Comissão da Verdade toma três novos depoimentos

A Comissão Estadual da Verdade realiza mais uma série de sessões públicas visando registrar os depoimentos de vítimas que sofreram violações dos direitos humanos durante a Ditadura Militar implantada no país através do golpe de 1964. Os depoimentos serão prestados no Museu da Gente Sergipana, localizado na avenida Ivo do Prado, em Aracaju.

Desta vez serão ouvidas mais três pessoas que foram presas, processadas ou sofreram perseguições durante o período de repressão. Nesta segunda-feira, será ouvido João Augusto Gama da Silva, atual secretário de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão. Na terça-feira (19), será a vez de Faustino Alves Menezes prestar depoimento. Finalmente, na próxima quarta-feira (20), será ouvido Francisco Carlos do Nascimento Varella.

Instituída pelo governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), através do Decreto nº 30.030 de 26/06/2015, a Comissão Estadual da Verdade tem como um dos seus objetivos o levantamento de informações relativas ao período de 1947 a 1985. A Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) é responsável pela interlocução entre os membros da Comissão e o Governo de Sergipe.

Além dos trabalhos de pesquisa e recolhimento de documentos, a Comissão vem promovendo várias sessões públicas com a tomada de depoimentos de pessoas e familiares que sofreram os mais variados tipos de violações dos direitos humanos, desde perseguições na vida profissional e familiar, ameaças, torturas, sequestros e até assassinatos.

De acordo com o cronograma elaborado pela Comissão Estadual da Verdade para o mês de abril, as sessões públicas para a oitiva das vítimas serão realizadas no auditório do Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, nº 398, centro de Aracaju.

Fonte: Ascom/SEIDH

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *