FIES promove “Indústria em Debate”
10 de julho de 2017
Polícia flagra rinha de galo na Grande Aracaju
10 de julho de 2017
Exibir tudo

Cinform agora só na internet

Além de se adaptar à nova realidade tecnológica, o Cinform também buscou se livrar dos elevados custos da edição impressa

O jornal sergipano Cinform publicou nesta segunda-feira (10) sua última edição em mídia papel. O semanário foi transportado integralmente pra plataformas digitais: portal, podcasting, conteúdo em vídeo e uma edição adaptada para whats app. Segundo seu editor, jornalista Anderson Christian, “papel deixa saudades, mas é preciso livrar-se dessa amarra física, e – ao meu ver – ilógica, de colocar um carro na estrada pra levar jornal pra Canindé, quando num ‘enviar’ se chega do mesmo jeito”.

Além de se adaptar à nova realidade tecnológica, o Cinform também buscou se livrar dos elevados custos da edição impressa. Entrevistado, em 1996, por Danielle Azevedo Souza para o artigo científico “A internet como suporte jornalístico em Aracaju”, o diretor executivo do jornal, Adriano Bomfim, deixou evidente os altos custos de produção. Segundo ele, as despesas com a impressão do semanário vão do papel à distribuição.

Na entrevista concedida a Danielle Azevedo Souza, Adriano Bomfim contou que os insumos para a produção do jornal impresso equivalem a 52% da receita. O gasto com pessoal, dependendo da receita do mês, chega a comprometer 20%. Bomfim também revelou que cada edição consume 24 bobinas de papel por semana, além de filmes (fotolito), chapas, reveladores e químicos, que equivalem a 7% da receita. O custo da distribuição representa 8% do faturamento.

O segundo na internet

Publicado na Revista de Economia Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, o bem elaborado artigo científico de Danielle Azevedo Souza conta que o Cinform foi o segundo jornal sergipano – o primeiro foi o extinto Gazeta de Sergipe – a se lançar na internet, em 1995. A proposta fracassou porque não havia um projeto específico para o suporte internet e os investimentos necessários para a aquisição de equipamentos (computadores de última geração e câmeras fotográficas digitais).

A pesquisadora Danielle Souza informa, ainda, que “sem linguagem e jornalistas especializados no novo meio, todo o conteúdo veiculado no impresso do Cinform era transposto para a internet, sem nenhuma mudança na estrutura do texto e na periodicidade (semanal). Ao contrário, constatou-se que a circulação do jornal começou a cair. A grande maioria dos leitores deixou de comprar o semanário nas bancas de revistas e passou a esperar pelo conteúdo que seria fornecido na internet”. Ela diz que a direção do Cinform percebeu que os acessos ao site no dia em que as matérias eram transpostas para o online eram bem maiores que nos outros dias da semana. “A solução foi acabar com a versão online, que só viria a retornar anos depois, em 2004”, lembra Danielle.

Impressos em crise

A crise não afetou somente o Cinform. Para reduzir custos, os diários sergipanos Jornal da Cidade e Correio de Sergipe diminuíram suas edições semanais. Antes, eles circulavam de terça a domingo, mas, há cerca de um ano, circulam cinco dias semanais, sendo que a edição de sábado foi batizada de “final de semana” e traz encartados os cadernos que circulavam antes aos domingos. O Jornal do Dia é o único diário de Aracaju que continua circulando seis dias semanais.

Por Adiberto de Souza

Compartilhe:

1 Comment

  1. Por acaso, a edição do Jornal do Dia deste fim de semana já contabilizou por três dias: sábado, domingo e segunda. Se o modelo tiver continuidade, vai ser outro a abandonar a periodicidade de 6 edições semanais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *