CPTran orienta motoristas sobre cuidados durante o feriadão
9 de outubro de 2015
Inadimplentes já são 38,9% da população
9 de outubro de 2015
Exibir tudo

Cinema Infantil em Aracaju

Festival vai fazer a alegria da meninada sergipana

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chega à sua 13ª edição como o único do gênero no país. Ao todo, o evento – patrocinado pela Petrobras há nove anos por meio do Petrobras Cultural – soma em todas as suas edições 800 filmes exibidos e um público superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2015, o FICI passa por seis cidades: começou no Rio de Janeiro e em Niterói (04 a 13 de setembro), agora chega em Aracaju e Salvador (09 a 18 de outubro). Em seguida, irá para São Paulo (16 a 25 de outubro) e Natal (23 de outubro a 01 de novembro). Os ingressos custam R$ 9,00 para todos os públicos.

O FICI reunirá neste ano mais de 100 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento. Nos dez dias de programação, o festival exibe curtas, médias e longas-metragem brasileiros e internacionais. Além de mostras especiais, oficinas e debates, o evento também realiza atividades voltadas à valorização da produção audiovisual brasileira no segmento infanto-juvenil. Na abertura desta edição, no Rio de Janeiro, em paralelo às mostras de filmes, ocorreu o Fórum Pensar a Infância, de 9 a 11 de setembro.

Na programação, destaque ainda para algumas produções também patrocinadas pela Petrobras, como ‘As Aventuras do Avião Vermelho’, ‘Dalivincasso’, ‘O Menino no Espelho’ e ‘Osmar – A Primeira Fatia do Pão de Forma’. Outra linha de trabalho do FICI traz títulos de destaque no mercado internacional e inéditos no circuito brasileiro, além de relembrar lançamentos recentes. Filmes como a ficção belga ‘Labirinto – O Desafio Final’ (2014) de Douglas Boswell, e a animação indicada ao Oscar 2015 ‘Canção do Oceano'(2014), de Tomm Moore, fazem parte da programação.

Um dos programas mais concorridos do FICI, a sessão Dublagem Ao Vivo, contará este ano com quatro produções. Enquanto o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, dentro da sala de exibição, permitindo ao público acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores. O festival também é composto por sessões com oficinas de cinema e o projeto social A Tela na Sala de Aula, destinada a alunos da rede pública de ensino e projetos sociais. A iniciativa já beneficiou mais de um milhão de crianças desde sua primeira edição, em 2003.

(Crédito Pompom)

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *