Xingó tem vazão inalterada agora em junho
12 de junho de 2023
Sergipe tem a 6ª maior taxa de analfabetismo do Brasil
12 de junho de 2023
Exibir tudo

Quilombolas de Sergipe vão a encontro em Brasília

Mulheres quilombolas se reúnem na capital federal

Cinco representantes de Sergipe vão participar em Brasília, a partir da próxima quarta-feira (14), do 2° Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas, evento organizado pela Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ). Estarão na capital federal Xifronese, do Quilombo Caraíbas, Carmem e Edite, da Comunidade Forras, Patrícia e Dilma, respectivamente, dos Quilombos Terra Dura Coqueiral e Rua dos Negros. O evento está realizando uma vaquinha virtual para arrecadar recursos.

Mulheres quilombolas do todo o Brasil e da América Latina vão discutir durante o encontro políticas públicas e a luta por direitos. A organização do evento espera a participação de cerca de 300 lideranças. O evento será realizado até o próximo dia 18 e deverá ser prestigiado por ministros do governo Lula, com destaque para a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ela já confirmou participação na cerimônia de abertura.

Com o tema Resistir para Existir, o Encontro vai discutir caminhos para o combate a violência. Estátisticas do Atlas da Violência mostram que, entre as mulheres assassinadas no Brasil em 2019, 66% eram negras. O risco relativo de uma mulher negra ser vítima de homicídio é 1,7 vez maior do que o de uma mulher não negra.

Troca de experiências

A falta de representatividade para esta população em espaços políticos e decisórios também entrará em debate ao longo do encontro. A ideia é trocar experiências entre as diversas comunidades envolvidas e apresentar propostas de enfrentamento às desigualdades raciais, sociais e de gênero.

Na programação estão previstos espaços de diálogo sobre renda, bioeconomia, racismo ambiental, alimentação, acesso à educação, comunicação e direitos humanos. Além disso, serão realizadas atividades culturais, oficinas e a Mostra de Saberes e Fazeres de Mulheres Quilombolas, com produtos, artesanatos e publicações.

Os quilombos sergipanos representados no Encontro de Brasília estão localizados em várias regiões do estado. A comunidade Caraíbas fica nos municípios de Amparo de São Francisco, Aquidabã, Canhoba, Cedro de São João e Telha. O Quilombo Rua dos Negros está situado em Canindé do São Fracisco. Já os Quilombos Forras e Terra Dura Coqueiral estão, respectivamente, em Riachão do Dantas e Capela.

Com informações do site Brasil de Fato (foto: Wallison Braga / Conaq)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *