Sargento José Luiz, um comandante de tropa volante
16 de dezembro de 2023
Aracaju teve o menor PIB das capitais do Nordeste
16 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Cerveja ficará mais cara a partir de 2024

A pesquisa foi feita em sete pontos comerciais, entre lojas físicas e plataformas digitais

O preço da cerveja pode ter uma alta considerável no ano que vem. Isso porque as instabilidades climáticas derrubaram a produção de cevada no país, aumentando a demanda por importação de malte, e o “imposto do pecado”, taxa prevista na reforma tributária, que passa a valer para bebidas alcoólicas e cigarros, pode encarecer os preços ainda mais. Essa previsão de reajuste de preços  é do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

Um dos principais fatores para a alta dos preços da cerveja está no campo: a produção de cevada no Brasil, concentrada na região sul do país, deve ter uma redução de 17,3%, e a safra do cereal foi estimada em 416,2 mil toneladas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A menor produção é consequência do excesso de chuvas que atingiu a região sul neste ano bem na época da colheita. “O excesso de chuvas afetou a qualidade dos grãos e o volume produzido ao final da safra”, explicou o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.

“Imposto do Pecado”

Outro fator que pode encarecer o preço da cerveja é a Taxa Seletiva, um imposto previsto na Reforma Tributária para bens e serviços que possam ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, bebidas alcoólicas e agrotóxicos. No entanto, os detalhes do “Imposto do Pecado” só serão anunciados nas próximas fases da reforma, após a aprovação do texto-base.

Segundo o secretário da reforma, Bernardo Appy, a taxa deve ser imposta, de fato, apenas em 2027, mas os detalhamentos e discussões sobre as alíquotas que incidem sobre cada item considerado nocivo à saúde pode gerar especulações e oscilações econômicas. Esse imposto é baseado no sin tax norte-americano. Com essa taxa, vinhos também podem ficar mais caros no Brasil.

Fonte: Portal da Band (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *