Especialistas discutem engenharia em Aracaju
23 de outubro de 2017
ITPS estimula interesse dos alunos em tecnologia
23 de outubro de 2017
Exibir tudo

Centro Cultural completa três anos

O Centro tem contribuído com a cultura popular e contemporânea com a realização de eventos diversos

A política de ocupação do Centro Cultural de Aracaju, planejada pela Prefeitura de Municipal, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que administra a unidade, abriu ainda mais as portas do espaço criado par abrigar as manifestações culturais do aracajuano. O xodó da cultura aracajuana, como vem sendo considerado pelos produtores e agentes culturais de Aracaju aquela unidade, completou agora em outubro o terceiro ano de existência.

Neste período a unidade vem contribuindo com a cultura popular e contemporânea da capital sergipana com a realização de eventos, cursos, exposições, apresentações musicais, mostra audiovisuais e com um grande acervo de livros de escritores sergipanos.

Instalado no prédio da antiga Alfândega de Aracaju, no marco zero da cidade, o projeto de sua criação foi iniciado ainda na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Em 2014, o Centro foi inaugurado com a proposta de oferecer à comunidade um espaço de disseminação cultural e fortalecimento dos aspectos culturais da cidade considerada a bela mais charmosa do Nordeste.

Agora, em 2017, os agentes de cultura sentem, de fato, a importância do Centro Cultural enquanto instrumento de valorização da cultura. Administrado pela Funcaju, o centro potencializou as atividades desenvolvidas pela fundação, sendo transformado em um espaço mais dinâmico e que atende as necessidades daqueles que tem compromisso com a cultura.

Aracajuanos e turistas respiram cultura e grande parte das iniciativas é feita no Centro Cultural, que também tem salas que são cedidas a outras fundações e órgãos públicos e privados, que buscam locais para realização de eventos. É também uma fonte de conhecimento e estudo, recebendo anualmente cerca de 150 turmas de estudantes do ensino fundamental, médio, superior e pesquisadores.

A cada ano o espaço bate recorde de público. Até setembro deste ano, mais de 3.500 pessoas já passaram pela antiga Alfândega. Os números são contabilizados a partir de um caderno de registro de visitas. Gente de toda parte do mundo passa pelo local todos os anos. O forte das visitas é durante os meses de dezembro (período de férias) e junho (festas juninas na cidade).

Núcleo de Produção Digital

No Centro Cultural de Aracaju é possível encontrar desde pertences da época da colonização do Estado, onde eram guardados objetos valiosos em seus cofres, até mesmo espaços modernos como o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), que hoje além de promover mostras de cinema ainda tem um papel importante na formação de público e na ocupação do Centro.

“Tanto para o NPD quanto para o Centro Cultural é de fundamental importância essa relação entre os dois instrumentos. Porque um acaba favorecendo o outro. O Núcleo, por exemplo, oferece no local exibições de filmes que retratam as questões sociais. Então, eu acho importante que esse Centro Cultural seja entendido como espaço contemporâneo, vivo e que sempre esteja movimentado de coisa que faça parte do nosso cotidiano”, destacou a coordenadora do NPD, Carol Westrup.

Sala da Cultura Popular, Museu Viana de Assis, Sala de Exposições e Oficinas, Teatro João Costa são algumas das suas instalações. Fazendo um tour pelo prédio o visitante se depara com obras de arte e exposições a exemplo do Carrossel do Tobias que ficará no local até 2020 e é um símbolo da cultura popular de Aracaju, antigo brinquedo que animou gerações entre as décadas de 1900 e 1980, que firma a sua contribuição com a preservação das memórias do povo sergipano.

O Centro Cultural de Aracaju é uma instituição que age em constante interação baseada na produção, difusão, recepção apropriação de bens simbólicos, firmando a sua missão social de enaltecer a cultura das terras das araras e dos cajus.

Texto e foto: Secom/PMA 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *