PMA e UFS reforçam a parceria contra coronavírus
4 de junho de 2020
Delegada-geral deixa o cargo para disputar as eleições
4 de junho de 2020
Exibir tudo

Mantida celebração de Corpus Christi

O Santíssimo Sacramento será conduzido em procissão pelo centro de Aracaju

O arcebispo metropolitano, dom João José Costa, orientou os sacerdotes da Arquidiocese de Aracaju sobre a solenidade de Corpus Christi, marcada para o próximo dia 11. Na circular enviada aos religiosos ele faz considerações sobre as limitações impostas pela pandemia do Covid-19. A primeira delas é no sentido de que haja a Santa Missa em todas as paróquias, sem a participação de fiéis, com transmissão, ou não, pelas redes sociais.

No documento, o arcebispo também expressa sua permissão para a realização de procissões eucarísticas, evitando-se toda e qualquer aglomeração de fiéis. Dom João também recomenda que “o Santíssimo Sacramento seja conduzido em veículo aberto; reverentemente, o ostensório seja sustentado pelo sacerdote para não ocorram incidentes com a preciosa espécie eucarística; que não haja carreata ou qualquer outro modo de ajuntamento”.

De acordo com a Wikipédia, Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *