Confiança faz treino secreto para evitar os olheiros
14 de outubro de 2015
Rasgam dinheiro
14 de outubro de 2015
Exibir tudo

Canindé é um dos principais roteiros turísticos de Sergipe

Canindé oferece várias opções aos turistas

Nos últimos 20 anos, Sergipe viu a consolidação dos seus principais roteiros turísticos: praias do litoral sul (incluindo Mangue Seco na Bahia), litoral norte (foz do São Francisco), cidades históricas (São Cristóvão e Laranjeiras), Aracaju e Canyon de Xingó, em Canindé do São Francisco. Estes são os roteiros mais vendidos aos turistas pelas agências de viagens e também os mais conhecidos pelos sergipanos.

O turismo no sertão sergipano deve-se em grande parte à iniciativa de empresários como Nazário Pimentel (proprietário do Xingó Parque Hotel) e de “Manoel Foguete”. Vislumbrando o potencial existente no Canyon de Xingó (criado pela barragem da Usina Hidrelétrica da Chesf), os dois investiram em uma estrutura que caracteriza a modalidade de turismo da região: o passeio em escunas e catamarãs, através do Canyon de Xingó, um dos cinco maiores canyons navegáveis do mundo.

Hoje o Canyon de Xingó é o segundo roteiro mais comercializado pelas agências de receptivo em Sergipe. Nunca é demais lembrar que este sucesso deve-se também à divulgação do local pelo governo nestes últimos 10 anos, e ao esforço de pessoas como a saudosa jornalista e turismóloga Silvinha de Oliveira. A dedicação dela possibilitou inclusive que uma novela da Rede Globo fosse gravada na região, aumentando ainda mais o interesse dos turistas. Hoje, o esposo de Silvinha, jornalista Silva Júnior, administra em Canindé a aconchegante Pousada Vitória.

Apesar do inegável sucesso turístico de Xingó, o modelo atual subutiliza dois importantes atrativos turísticos: o primeiro é a natureza da região, principalmente a caatinga e o próprio Rio São Francisco. O segundo é a história, destacada no cangaço, e muito mais atrás, na presença de civilizações primitivas.

A Fazenda Mundo Novo, localizada em Canindé, tem o que de melhor a região pode oferecer: caatinga preservada, com descrição das árvores nativas; pinturas rupestres, marca da presença dos homens pré-históricos no local e uma visão belíssima do canyon. Esse ponto merece uma atenção especial. Estamos acostumados a ver o canyon “de baixo”. Na fazenda mundo novo o canyon é visto do alto, o que ressalta a sua beleza.

Uma outra grande vantagem da Fazenda Mundo Novo é que a visita pode ser feita com tranquilidade, fugindo do cansativo bate e volta tão comum para o Canyon de Xingó. Ela conta com chalés extremamente confortáveis, com uma vista maravilhosa do canyon. E com uma comida sertaneja de primeira, o que torna a visita ao local uma experiência autêntica, fugindo das padronizações comuns aos locais turísticos.

Eco Parque do Cangaço

Localizado no município de Poço Redondo, o Eco Parque do Cangaço tem uma estrutura de serviços que surpreende. Situado às margens do Rio São Francisco, o acesso ao local por si só já vale a viagem, visto que normalmente o que se conhece do Rio São Francisco é muitas vezes o lago da Usina de Xingó.

Na chegada ao Eco Parque, um “cangaceiro” dá as boas vindas conduzindo o turista a uma exposição onde é explicado a história e os principais fatos ligados a esse período da história tão presente no imaginário e na cultura nordestina. Para aqueles com disposição, vale a pena percorrer a trilha que leva até a Grota do Angico, local da morte de Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros, todos fuzilados pela volante.

Texto: José Roberto, ex-secretário de Turismo de Sergipe (Crédito/Xingó Parque Hotel)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *