Ibarê Dantas lança livro biográfico sobre Marcelo Déda
30 de abril de 2023
Existe relação direta ou inversa entre taxa de juros e crescimento econômico?
30 de abril de 2023
Exibir tudo

Cacique Xocó elogia política indigenista do governo Lula

Cacique Bá lembra que a Aldeia Xocó foi homologada em 1993

O Cacique Bá, da Aldeia Xocó, em Porto da Folha (SE), festejou os decretos de homologação de seis terras indígenas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre elas está a denominada Kariri-Xocó, localizada em Alagoas e que é resultado da fusão dos povos sergipanos Xocó e dos alagoanos Kariri. “Para nós, a política adotada pelo presidente tem sido muito importante, pois ele está dando ênfase aos verdadeiros nativos do Brasil, que são os índigenas. Esperamos que o governo dele libere mais terras para outros povos originais”, friusou Bá.

Os Xocó no ritual do Toré (clique na foto para ampliar)

Segundo o cacique, os Xocó e os Kariri-Xocó são unidos familiarmente devido à fusão, ocorrida há cerca de 100 anos, entre os Kariri de Porto Real de Colégio (AL) e parte dos Xocó, da ilha de São Pedro, no município sergipano de Porto da Folha. Estes últimos, quando foram extintas as aldeias indígenas pela política fundiária do Império, tiveram suas terras aforadas e invadidas, indo buscar refúgio junto aos Kariri da outra margem do Rio São Francisco.

De acordo com o site Povos Indígenas no Brsail, o cotidiano dos Kariri-Xocó é muito semelhante ao das populações rurais de baixa renda que vendem sua força de trabalho nas diferentes atividades agro-pecuárias da região. Contudo, pode-se dizer que é um grupo que tem a sua indianidade preservada pela manutenção do ritual do Ouricuri. Na Aldeia vivem 2,3 mil pessoas. Já na Ilha de São Pedro habitam cerca de 400 Xocó, que preservam o ritual do Toré. Diferente dos Kariri-Xocó, que só agora conquistaram a homologação de suas terras, a Aldeia Xocó já é homologada desde 1993, após uma intensa luta.

Por Destaquenotícias (Fotos: Instituto Marcelo Déda e Destaquenoticias)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *