Leia o resumo dos jornais desta terça
12 de janeiro de 2016
Maioria dos internautas reprova governo de Jackson
12 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Briga de foice

O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, declarou guerra aberta aos auditores fiscais. Estes, por sua vez, direcionaram todas as armas contra o auxiliar do governo. E nessa briga de foice no escuro um lado procura desmoralizar o outro. Segundo Passos, os auditores estão chorando de barriga cheia, pois ganham salários de R$ 25 mil para trabalhar só um dia por semana. Pior, ainda querem um reajuste de 20%, mesmo sabendo da crise financeira vivida por Sergipe. Já o Sindifico acusa o secretário de ser um analfabeto em assuntos tributários, se recusar a negociar com a categoria, fechar postos fiscais, para alegria dos sonegadores, e distribuir benefícios fiscais sem critérios, além de aumentar impostos. Em nota, o sindicato garante que “Jeferson Passos, como secretário da Fazenda, é um ótimo bancário”. Taí uma briga que só interessa aos contrabandistas e sonegadores. Não é possível dizer quem ganhará essa refrega, porém é fácil saber que os sergipanos serão os grandes perdedores, pois os recursos não arrecadados agora farão grande falta a setores como saúde, educação e segurança pública. Uma lástima!

Meia boca

E o apoio do PSD de Aracaju ao prefeiturável Valadares Filho (PSB) foi meia boca. Na verdade, apenas os deputados estadual e federal Luiz Mitidieri e Fábio Mitidieri, além de alguns poucos pessedistas, levantaram a bandeira de Vavá Júnior. O presidente do PSD em Sergipe, deputado estadual Jeferson Andrade, nem deu as caras no evento. Também foram notadas as ausências do deputado estadual Gustinho Ribeiro e do vereador aracajuano Ivaldo José.

Mata velho

Nas redes sociais, o governo de Sergipe ganhou um novo slogan: “Mata Velho”. Tudo por conta dos sucessivos atrasos no pagamento dos aposentados. Desde que Jackson Barreto (PMDB) assumiu a administração estadual, os salários dos servidores já sofreram um atraso de 11 dias, sem contar o parcelamento do 13º. Inexplicavelmente, os velhinhos são os mais castigados: só amanhã (13), os coitados verão a cor da grana referente a dezembro de 2015. Os aposentados da Justiça, que sempre receberam no dia 20, já registram um atraso de 23 dias. Que horror!

Zero à esquerda

Zero. Esta foi a nota dada pela grande maioria dos internautas convidados a avaliar pelo Facebook a administração do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Josué Rodrigues da Silva explicou o zero que deu ao demista: “Ele ainda não sabe que é prefeito”. Adenia Ribeiro deu a nota 10 a João, mas deixou claro que estava de brincadeira, ao postar o tradicional “Kkkk! Aumento do IPTU, crise na saúde, paralisação de obras, não cumprimento das promessas, como o BRT, e a visível falta de disposição do prefeito para administrar, foram os pontos mais criticado pelos internautas.

Energia nuclear

O governador Jackson Barreto (PMDB) externou pelo Facebook sua satisfação por ter recebido técnicos da Eletronuclear e executivos da empresa chinesa China National Nuclear Corporation. “Eles vieram apresentar o projeto de construção de um complexo de usinas nucleares. Estamos fazendo os primeiros entendimentos e demonstrando interesse de nos inserir nesse contexto. Não podemos deixar de pensar no futuro de Sergipe e do país dentro dessa discussão de alternativas para busca de energia”, escreveu um entusiasmado JB.

Abre e fecha

Em 2015 foram abertas em Sergipe 4.039 empresas, das quais 2.049 somente em Aracaju. O setor que mais constituiu negócios foi o de Serviços, com 58%, seguido pelo Comércio, com 34%. A Indústria respondeu por 8% das novas empresas. Também no ano passado, 3.329 empresas fecharam as portas. Por pouco não há um empate. Estas informações são da Junta Comercial de Sergipe.

Recadastramento

O Ipesaúde está fazendo o recadastramento dos beneficiários. O objetivo é atualizar as informações e dados relativos ao perfil do seu público. O processo atingirá todos os servidores estaduais e seus respectivos dependentes. O recadastramento também visa identificar possíveis fraudes, que comprometam a demanda pelos serviços e a situação financeira do instituto.

Violência denunciada

O Ministério da Educação informou que mulheres aproveitaram a redação do Enem para denunciar casos de agressão. O tema da redação de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou presenciaram. Tais fatos já foram informados ao Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Crime ambiental

O Pelotão Ambiental da Polícia Militar apreendeu 36 aves silvestres que estavam sendo comercializadas na feira livre do bairro Lamarão, na zona norte de Aracaju. Os donos das gaiolas e dos passarinhos fugiram ao notarem a presença da viatura policial. Posteriormente, as aves foram libertadas em área de mata e as gaiolas queimadas. Apenas um homem foi detido pela guarnição, pois portava uma gaiola com um azulão. Liberado horas depois, ele vai responder por crime ambiental.

Urubu contra Dragão

O adversário do Confiança pela Copa do Brasil 2016 será o Flamengo. O primeiro jogo vai acontecer no Batistão, em data ainda a ser marcada pela CBF. Pelas redes sociais, o presidente do Confiança, Luiz Roberto, já avisou: “Peço aos amigos e conhecidos que não me peçam cortesia para a partida Confiança e Flamengo. Comprem e colaborem com o Dragão. Juntem dinheiro ou peçam emprestado, pois não tenho cortesia”. Tá certíssimo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *