Sealba Show mobiliza o agronegócio de Sergipe
2 de fevereiro de 2023
Alessandro: o bolsonarismo não tem espaço no Senado
2 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Bolsonaristas radicais perdem mais uma

Por Adiberto de Souza *

Os bolsonaristas radicais viraram saco de pancadas. Ontem, os seguidores do foragido capitão de pijama perderam mais uma disputa política, desta vez pela presidência do Senado. Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Rodrigo Pacheco (PSD) derrotou fragorosamente Rogério Marinho (PL). Desde que perderam as eleições presidenciais, os bolsonaristas alimentavam a esperança de conquistar o comando do Senado, visando tentar aprovar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Este magistrado virou inimigo figadal dos seguidores de Jair Bolsonaro (PL) após ter derrotado todas as tentativas golpistas de “melar” as eleições do ano passado. “Xandão”, como é chamado pelos inimigos da democracia, também está agindo com firmeza para punir os aloprados que tocaram terror em Brasília, na esperança frustrada de derrubar o governo Lula. Agora, derrotados na disputa pela presidência do Senado, os bolsonaristas vão procurar outro cavalo de batalha pra chamar de seu e, certamente, levarem outro sapeca iaiá nas urnas. Crendeuspai!

Gosto da derrota

A recaída pelo bolsonarismo rendeu ao senador Alessandro Vieira (PSDB) o gosto amargo da derrota. Eleitor de Rogério Marinho (PL), candidato à presidência do Senado, o tucano matou a saudade do ninho chefiado pelo fugitivo capitão de pijama, em quem votou para presidente nas eleições de 2018. Democrata, Alessandro saiu da refrega parabenizando o reeleito senador Rodrigo Pacheco (PL): “Desejo sucesso na missão e que os necessários ajustes na condução da casa sejam realizados. Essa é a lógica da democracia que tanto defendemos”, discursou. Cruzes!

Dona Maria agradece

A agora ex-senadora Maria do Carmo Alves (PP) foi às redes sociais agradecer aos sergipanos que lhe deram três mandatos. Segundo ela, nos 24 anos em que esteve no Senado, trabalhou pela transformação da educação, visando dar oportunidade a todos os jovens. Como primeira sergipana a se eleger para tão elevado cargo, dona Maria revelou, ainda, ter priorizado a pauta feminina: “Trabalhei para enfrentar a violência doméstica contra a mulher e garantir o espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política”, afirmou. Por fim, a ex-senadora disse que terminou o mandato “esperançosa e com a certeza de que cumpri meu dever”. Então, tá!

Nas mãos de jovens

Desde ontem, os três poderes em Sergipe estão sob o comando de três competentes jovens. Fábio Mitidieri (PSD), um experiente moço de apenas 46 anos, é o governador. A Assembleia tem como presidente o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD). Com apenas 43 anos, o distinto preside o forte PSD e está em seu quarto mandato. Já o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima preside o Tribunal de Justiça. Com 61 anos, o ilustre esbanja experiência, pois ingressou na magistratura em 1989. Portanto, Mitidieri, Jeferson e Ricardo Múcio são exemplos bem acabados a serem seguidos pela juventude sergipana. Supimpa!

Cadê o dinheiro?

Sem receber pelos serviços médicos prestados à população carente de Itaporanga D’Ajuda, a Associação Hospitalar Ana Maria de Menezes Garcez suspendeu o atendimento. Em ofício ao Ministério Público de Sergipe, a entidade informou que o “prego” já chega a mais de R$ 3 milhões, fato que provocou o atraso de salários dos profissionais de saúde. Imediatamente, o promotor de Justiça Alexandre Albagli Oliveira pediu explicações sobre o “pendura” à Secretaria da Saúde daquele município. Misericórdia!

Meu paipai!

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), prestigiou a posse do filhão Ícaro como deputado federal. O jovem se lançou candidato de última hora, após o irmão Talysson (PL) ter o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral. Mesmo chegando no fim da campanha, Ícaro pegou carona na popularidade do pai e se elegeu com 75.912. Impedido de disputar as eleições para governador, Valmir festejou a posse do herdeiro como se fosse a sua, até porque, na prática, o mandato é mesmo dele. Aff Maria!

A dama de vermelho

Linda Brasil (Psol), primeira mulher trans eleita deputada estadual em Sergipe, arrasou na festa da posse, trajando um lindo e longo vestido vermelho. Educadora, ativista LGBTQIA+, transfeminista, defensora dos direitos humanos e mestra em Educação, a nova parlamentar obteve 28.704 nas últimas eleições. Para ocupar a vaga aberta com a renúncia de Linda, será empossada hoje na Câmara Municipal a professora Sônia Meire (Psol). A nova vereadora da capital se define como feminista, sindicalista, ativista das causas da educação, saúde pública e previdência, ambiental, questão agrária, do movimento de mulheres, pessoas com deficiência e doenças raras. Boa sorte a ambas!

Juntos e misturados

Ideologia política está caindo da moda. Os políticos preferem fazer coligações pensando unicamente no resultado eleitoral. Portanto, não se surpreendam ao ver lado a lado aqueles que num passado recente se diziam ferrenhos adversários. A criação de novos partidos e a fusão de outros contribuíram para a indigesta salada política oferecida aos cidadãos. Estes ficam confusos ao ver os quase inimigos de ontem, agora juntos e misturados, comendo no mesmo prato. Este sarapatel de coruja não é coisa nova. No passado não muito distante, os velhos caciques do PSD e da UDN se acomodaram na Arena 1 e na Arena 2 para não largarem as fartas tetas do poder. E assim caminha a humanidade!

A posse de Pato

Horas após ter recebido alta médica e deixado o hospital particular em São Paulo, o deputado estadual Pato Maravilha (PL) tomou posse na Assembleia Legislativa. O fidalgo sentiu fortes dores abdominais e, após ser internado num hospital de Aracaju, foi transferido às pressas, numa UTI no Ar, para a capital paulista, onde permaneceu por mais de duas semanas. O parlamentar desembarcou na madrugada de ontem e, à tarde já estava sendo empossado para um mandato de quatro anos. Segundo Pato, com a posse se concretizou o sonho dele, de sua família e dos mais de 27 mil sergipanos que o elegeram. Ah, bom!

Troca-troca de cadeira

Empossado ontem, como deputado estadual, Jorginho Araújo (PSD) não esquentará a cadeira na Assembleia. Vai se licenciar para reassumir a Secretaria da Casa Civil do Governo Mitidieri (PSD). Em seu lugar assume o ex-deputado federal Sérgio Reis (PSD), que também pedirá licença do parlamento para voltar a ocupar a Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília. O assento da Assembleia, que tem Jorginho como titular, deverá ser ocupado pelo vereador aracajuano Doutor Manoel Marcos (PSD), porém este ainda não decidiu se troca a Câmara Municipal pelo Legislativo sergipano. Aguardemos, portanto!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal estanciano A Razão, em 25 de dezembro de 1909.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *