Coronavírus: 90% podem ser atendidos nos postos de saúde
11 de março de 2020
Déda se sublimou
11 de março de 2020
Exibir tudo

Biblioteca ganha Sala Marcelo Déda

O monumento em homenagem a Déda é de autoria do artista plástico Bené Santana

Instalada na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju, a Sala Marcelo Déda será inaugurada às 17h, desta próxima quarta-feira (11). Nela, o público encontrará documentos, livros, imagens, fotografias e vídeos que guardam relação com a vida e a carreira política do saudoso ex-governador de Sergipe. A inauguração ocorrerá justamente no dia em que, se vivo fosse, Déda completaria 60 anos de idade.

Para facilitar a localização da Sala Marcelo Déda, o governo estadual instalou na área externa da Biblioteca um monumento artístico em homenagem ao político nascido em Simão Dias. De autoria do artista plástico Bené Santana, a peça foi feita em aço corten e, além da imagem do homenageado, conta com o seguinte texto do ex-governador sobreposto e fixado na configuração: “Sei que hoje, não sou aqui apenas um, nem me cabe a solidão do pronome eu. Aqui sou muitos”. O monumento foi doado ao governo pelo Instituto Marcelo Déda.

Um republicano

A viúva do homenageado, vice-governadora Eliane Aquino (PT), disse que a Sala é um reconhecimento “da importância do estadista e a grandeza do homem Marcelo Déda, possibilitando, assim, que os sergipanos que se orgulham de sua trajetória, e aqueles que ainda estão por vir, possam conhecer sua história, intimamente entrelaçada com a do próprio estado de Sergipe”. Eliane concluiu lembrando o ex-governador como “um homem republicano, idealista, visionário e preocupado com os assuntos de maior relevância para Sergipe e para o Brasil. Exímio parlamentar e notável gestor público”.

Texto e foto: Destaquenoticias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *