Biblioteca tem obras de 250 escritores sergipanos
4 de março de 2017
Morre Orlandinho, prefeito de Canindé
5 de março de 2017
Exibir tudo

Bem pertinho de Aracaju existe uma Floresta Nacional

Conhecido como Horto Florestal do Ibura, essa área já abrigou o Pofom – Posto de Fomento do extinto IBDF, que produzia mudas e sementes florestais

O conhecido Horto Florestal do Ibura é, na verdade, uma Floresta Nacional criada através do Decreto de 19 de setembro de 2005, assinado pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com uma área de 144 mil e 17 hectares, a Flona sergipana se incorpora às demais unidades de conservação já existentes, sob a administração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Situada às margens da rodovia BR 101, km 85, no município de Nossa Senhora do Socorro, a cerca de 11 km de Aracaju, a Floresta Nacional do Ibura tem como objetivos promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, a manutenção do banco de sementes de espécies florestais nativas, inclusive do bioma mata atlântica em associação com manguezal, além da manutenção e proteção dos recursos florestais e da biodiversidade, recuperação de áreas e pesquisa científica.

Conhecido como Horto Florestal do Ibura, essa área já abrigou o Pofom – Posto de Fomento do extinto IBDF, que produzia mudas e sementes florestais. A área doada pelo estado de Sergipe à União será cedida ao Ibama pela SPU – Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cabendo ao Ibama administrar a Floresta do Ibura e sua efetiva implantação.

Os estudos feitos para caracterização do meio físico pela Gerência Executiva do Ibama em Aracaju, Universidade Federal de Sergipe e a Embrapa/Se apontaram as seguintes ocorrências: 123 espécies vegetais nativas de valor econômico, ecológico e cultural na área, entre elas o angelim, aroeira, sucupira, ingá, jacarandá, jatobá, jenipapo; fauna bastante diversificada com cinco espécies de anfíbios, 13 de répteis em especial o lagarto teiú, a cobra coral, cobra-verde, jararaca, 56 de aves e 14 de mamíferos, destacando-se , a cutia. Pássaros como canção, cardeal, jandaia-da-caatinga, galo-de-campina e sofrê. Entre as espécies da fauna aquática, duas estão em risco de extinção o cavalo-marinho e o mero.

Dos recursos hídricos inclusos na sub-bacia do rio Cotinguiba, a Flona do Ibura conta com nascentes originárias do aqüífero Sapucari situado em seu sub-solo, que segundo dados colhidos pelo órgão estadual de saneamento, contribuem com cerca de 15% para o abastecimento de água da cidade de Aracaju. Pelos seus atributos ambientais aliados ao fato de dispor de a infra-estrutura viária, predial e de redes d’agua, energia elétrica, facilidades de acesso e comunicação, a área apresenta condições apropriadas para a implantação e realização de atividades inerentes a uma Flona.

Situação Ambiental

A área como seu entorno foram objeto de impactos ambientais diretos e indiretos decorrentes de empreendimentos passíveis de compensação ambiental. A BR 101 e o Gasoduto da Petrobrás que percorrem partes do seu interior como também quatro poços tubulares da Companhia de Saneamento do Estado. Nas adjacências da Flona, localizam-se estação de tratamento de esgoto da mesma empresa estadual, canaviais, fábricas de cimento, tecelagem e indústria de fertilizantes nitrogenados, estas últimas geridas pela Petrobrás em conjunto com a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen).

Como tais empreendimentos são fontes geradoras de impactos para a área e entorno, a criação da Floresta Nacional do Ibura tem possibilitado o aprofundamento de ações de controle ambiental mediante licenciamento, monitoramento e fiscalização.

Fonte: ambientalbrasil.com.br (Crédito/sergipetradetour.com.br)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *