Deputados de Sergipe suspendem recesso
20 de maio de 2020
Deputados aprovam “feriadão” a partir de sexta
20 de maio de 2020
Exibir tudo

Defesa Civil alerta: Barragem do Poxim pode transbordar

A Barragem armazena 32 milhões de metros cúbicos de água

A Defesa Civil de Aracaju acaba de emitir alerta informando que a barragem do Poxim, localizada no povoado Timbó, em São Cristóvão, está com 99% da sua capacidade ocupada, podendo transbordar a qualquer momento. A comunidade mais ameaçada é a do Largo da Aparecida, porém os moradores que residem nos bairros São Conrado, conjuntos residenciais Santa Lúcia e Sol Nascente e Jabotiana, em Aracaju, além dos bairros Rosa Elze, em São Cristóvão, e Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro devem ficar atentos. Segundo a Defesa Civil Municipal, as pessoas precisam tomar medidas urgentes para salvar bens, móveis e utensílios, e não por vidas em risco.

Sem risco de rompimento

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade informou que não há risco de rompimento da estrutura da barragem do Rio Poxim, que já estão com 99% da sua capacidade de armazenamento de água e pode verter, caso as chuvas se intensifiquem na região.  A  Secretaria revelou que as coordenações das Defesa Civil de Aracaju, São Cristóvão e Socorro já foram notificadas para que as providências com os moradores sejam tomadas imediatamente. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), responsável pela barragem, está monitorando a situação.

Com uma altura máxima de 25 metros e cerca de 180 metros de base, a Barragem Jaime Umbelino de Souza está situada no rio Poxim-Açú e tem mais de um quilômetro de comprimento. O seu tanque tem capacidade para 32 milhões de m³ em uma área de 5 milhões de m². As dimensões impressionam, mas os benefícios implícitos à estrutura que elas formam não têm medida. O Rio Poxim é responsável por 30% do abastecimento da Grande Aracaju. No inverno, sua vazão chega a 3 mil litros por segundo.

Por Destaquenoticias (foto/Deso)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *