O Boticário anuncia Beauty Week, sua maior promoção anual
7 de novembro de 2022
Sergipe fará Seminário sobre Turismo Gastronômico
7 de novembro de 2022
Exibir tudo

Banese destina R$ 120 milhões para o Plano Safra 2022-2023

Presidente do banco, Helom Oliveira, discursa no lançamento do Plano Safra

R$ 120 milhões. Esse é o valor destinado pelo Banese para investimento no setor agropecuário sergipano através do Plano Safra 2022-2023. O volume de recurso é o maior já disponibilizado ao longo dos 61 anos de existência do banco, e representa um aumento de 20% em relação ao valor concedido no ano agrícola 2021-2022, e de 56,29% no comparativo com o período 2020-2021.

A novidade faz parte do conjunto de iniciativas do Banese + Agro para fomentar a agropecuária sergipana no ano agrícola 2022-2023. O anúncio das ações foi realizado pelo presidente, Helom Oliveira, e pelo diretor de Crédito e Serviços do Banese, Ademario Alves, no final da tarde de quinta-feira (3), dentro da programação oficial de abertura da feira Agropecuária Exporingo, em Lagarto.

Além do valor recorde destinado ao setor, o banco anunciou a renovação automática dos contratos de crédito para custeio agrícola e a criação de novas linhas de crédito voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, com segmentação por atividade prioritária, como a citricultura, piscicultura, rizicultura, pecuária leiteira, irrigação, hortaliça e fruticultura.

Novas unidades do Banese

Também serão inauguradas duas unidades de atendimento especializado Banese + Agro no interior do estado, uma em Itabaiana, que ainda este ano passará a atender o Agreste Central, Alto e Médio Sertão sergipanos; e outra em Lagarto, que será inaugurada em janeiro de 2023 e terá como foco os clientes do Sul e Centro Sul de Sergipe. A unidade da capital sergipana atenderá o público da Grande Aracaju, Leste Sergipano e Baixo São Francisco.

O presidente Helom Oliveira explica que a estratégia de fomento ao Agro segue uma missão dada pelo acionista majoritário da instituição, o governo de Sergipe, incumbência que tem sido cumprida com excelência pelo banco ao disponibilizar um conjunto de soluções inovadoras para o agronegócio sergipano, além de ampliar a oferta de crédito para toda a cadeia de valor da agropecuária, com boas taxas e prazo para pagamento.

“A dotação orçamentária que estamos realizando para o Plano Safra divulgado hoje é mais que o dobro da dotação disponibilizada em 2020. O agronegócio é uma vocação do estado de Sergipe e nós, como banco de fomento e desenvolvimento, sabemos da importância que possuímos em auxiliar no crescimento desse importante setor produtivo do nosso estado”, salienta Helom Oliveira.

O diretor de Crédito e Serviços do banco, Ademario Alves, destaca que a estratégia do Banese para acelerar o desenvolvimento do Agro em Sergipe é fruto do diálogo constante com os produtores rurais, associações representativas, e órgãos públicos e privados que atuam no setor, como a Secretaria de Estado da Agricultura, Emdagro, Embrapa, Cohidro, Ministério da Agricultura e Pecuária em Sergipe, e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE.

“No ano agrícola anterior, o banco aplicou 100% dos recursos disponibilizados para o período. Essa é uma conquista de todo o setor Agro do estado, construída ouvindo todos os atores envolvidos no tema e liderada pelo Banese. Para o período atual, queremos bater novamente essa meta e estaremos ainda mais próximos do produtor rural. É por isso que estamos hoje aqui em Lagarto, e vamos criar mais duas unidades do Banese + Agro no interior de Sergipe”, afirma.

Mais iniciativas

Foram apresentadas, ainda, iniciativas tecnológicas promovidas através do InovarSE, o programa do Banese que tem como objetivo conectar e fomentar o ecossistema inovador em Sergipe. Uma delas é o aplicativo (app) de Comercialização Agrícola, que está sendo criado pelo o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI em parceria com o banco, para possibilitar que agricultores familiares possam comercializar seus produtos para todo o Estado. A previsão é que o serviço esteja disponível até o final de janeiro de 2023.

Além disso, já estão sendo realizadas Provas de Conceito de Análise Climatológica (POC) em áreas produtivas de seis clientes do banco. A solução possibilita o monitoramento em tempo real, via satélite, e a previsão mais precisa das condições meteorológicas nas propriedades atendidas. A POC é resultado da parceria entre o Banese e a Ignitia, por meio do convênio firmado com a AgTech Garage, um dos mais importantes hubs de startups de inovação no agronegócio da América Latina.

Além da equipe de crédito do Banese, participaram do evento o Secretário de Estado da Fazenda, Marco Queiroz; os deputados federais, Gustinho Ribeiro e Fábio Reis; a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro; a deputada estadual, Goretti Reis; além de representantes de órgãos públicos e privados que atuam no setor, bem como diversos empresários e pequenos produtores da agropecuária sergipana.

Empreendedorismo no Agro

A abertura da Exporingo e o anúncio do Plano Safra 2022-2023 também contou com a participação do CEO do BeefPoint e do AgroTalento, Miguel Cavalcanti. Na palestra promovida pelo Banese, o especialista conversou com o público presente sobre “Gestão Profissional e Empreendedorismo no Agro”, tema que ele tem vasta experiência por ser fundador do programa de Estratégia de Negócios no Agro que já formou mais de 1.600 líderes no setor.

O Banese esteve presente durante toda a programação da Exporingo, de 2 a 6 de novembro, oferecendo todo o portfólio de produtos e linhas de crédito da instituição voltados para o agronegócio, além de levar o time de gerentes especialistas para atender o público local.

Fonte e foto: Ascom Grupo Banese

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *