André Moura, o deputado que queria ser Cunha
4 de dezembro de 2015
Serra da Miaba é apropriada para o turismo de aventura
5 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Aula marca abertura do Curso de Agroecologia

superintendente regional do Incra, André Luiz Bomfim, parabeniza estudantes

Dezenas de pessoas acompanham a abertura oficial de mais um curso promovido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no estado. Desenvolvido a partir de um convênio firmado entre o Incra e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia foi aberto com uma aula especial, que teve como tema o uso de agrotóxicos.

Realizado em Aracaju, o evento, que reuniu o superintendente regional do Incra/SE, André Luiz Bomfim Ferreira, o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Irrigação de Sergipe, Esmeraldo Leal, prestigiado pelos 50 estudantes selecionados para a turma.

Com vagas ocupadas exclusivamente por quilombolas e agricultores assentados (ou seus filhos), o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia terá duração de três anos e meio. As aulas serão ministradas no campus do IFS – localizado no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju. “A proposta é garantir o direito ao ensino superior a jovens e adultos agricultores, vinculados ao meio em que vivem”, explicou a professora Eliane Dalmora,  coordenadora do curso na instituição.

Os integrantes da turma serão os primeiros tecnólogos formados por meio do Pronera em Sergipe. “É mais uma grande conquista para o Incra e a reforma agrária, um investimento na qualificação, no crescimento de jovens e adultos, que um dia poderão contribuir de forma bastante efetiva com o desenvolvimento social e produtivo dos nossos assentamentos”, afirmou o superintendente regional do Incra/SE.

Pronera

Lançado pelo Governo Federal em 1998, o Pronera já executou em Sergipe cursos nos níveis fundamental e superior. Ao todo, 909 pessoas receberam formação por meio do Programa, sendo 97 em nível superior, nos cursos de Pedagogia da Terra e Engenharia Agronômica, ministrados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Na última semana, o Pronera formou, também, a primeira turma de especialistas em Sergipe. Realizado a partir do sistema de Residência Agrária, o Curso de Especialização “Agroecologia, Questão Agrária, Agroindústria e Cooperativismo”, também ministrado pela UFS, formou 46 profissionais oriundos de cursos do Pronera ou atuantes em áreas de reforma agrária do estado.

Fonte e foto: Ascom/Incra

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *