Análise de folhas do ITPS recebe nota máxima da USP
14 de janeiro de 2020
Mais de 100 mil passaram pelo aeroporto em dezembro
14 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Aracaju vai sediar o Sergipe Game Estácio 2020

O evento conta com a participação de cerca de 250 jogadores

Está tudo pronto para o SGE – Sergipe Game Estácio 2020. Com início previsto para esta quarta-feira (15), o primeiro campeonato promovido pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe e a Federação do Estado de Sergipe de Esporte Eletrônico (Fesee), deve contar com a participação de 250 jogadores. O evento, que acontecerá até o próximo sábado, objetiva fomentar o esporte eletrônico, movimentando os atletas da base que ainda não chegaram às grandes equipes nacionais.

Segundo Raimundo Araújo, professor dos cursos de tecnologia, a realização do Sergipe Game Estácio 2020 nas instalações do Centro Universitário tem a ver com os cursos de Rede de Computadores, Jogos Digitais e Sistemas de Informação ali ministrados. Ele afirma que o evento será uma grande oportunidade para troca de informação entre os alunos, professores e os atletas sobre o desenvolvimento de jogos. Para melhor comodidade dos participantes, o Sergipe Game Estácio 2020 acontecerá em três amplos espaços da unidade de ensino superior.

Por sua vez, o presidente da Fesee, Danilo Tavares Salmeron, garante ter tomado a decisão correta  ao levar a competição para as instalações do Centro Universitário Estácio de Sergipe, pois os atletas e a torcida poderão conhecer detalhes dos três cursos, ministrados em laboratórios de última geração para desenvolvimento de jogos e gamificação, além da fábrica de software. “Nossos professores possuem larga experiência docente e, principalmente, imersão no mercado de trabalho, aliado à titulação”, afirma professor doutor Márcio Carvalho, coordenador dos Cursos de Rede de Computadores, Jogos Digitais e Sistemas de Informação.

Mercado promissor

Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC, divulgada pela Revista Exame, revela que o mercado de games no Brasil deve crescer em torno de 5,3% até 2022. Apenas com jogos de celulares, o faturamento subirá de 324 milhões de dólares, em 2017, para 878 milhões de dólares em 2022. O faturamento estimado do mercado nacional de jogos digitais chegará a 1,756 bilhão de dólares no mesmo período.

De acordo com o relatório de pesquisa do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, foram identificadas no Brasil, no início de 2018, 375 desenvolvedoras de jogos digitais, uma expansão de 182% em relação ao primeiro censo, elaborado em 2014. Desse total, 276 eram empresas formalizadas, o que mostra um crescimento de 107% no mesmo período, além de 99 informalizadas.

E mais: o crescimento do número de empresas brasileiras desenvolvedoras de jogos digitais nos últimos quatro anos foi cerca de 4,5 vezes a média de crescimento das desenvolvedoras de software, por exemplo. Outro indicador desse crescimento é o número de jogos desenvolvidos. Considerando apenas os jogos de entretenimento (excluindo jogos educativos), o crescimento é de 50% de um ano para o outro.

Foto:Lock Gamer Hardware

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *